Lafaiete Sempre Verde

891
0

DSC_1883

Foi lançado oficialmente pela prefeitura de Conselheiro Lafaiete na segunda-feira 15/12 o projeto “Lafaiete Sempre Verde”. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento consiste na adoção de praças, canteiros e outros espaços públicos que necessitam de revitalização e manutenção periódica. Poderão adotar estes espaços e mantê-los em parceria com a prefeitura, quaisquer entidades da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos de bairros, organizações não governamentais, pessoas físicas e jurídicas.

O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto assinou o termo de convênio para adoção de espaços públicos durante o ato de lançamento do projeto que contou com presença do secretário municipal de Planejamento, Luiz Carlos de Cerqueira, do gestor municipal de Convênios, Alvacir Pedroso Junior  e de vários empresários que aderiram à parceria com a administração municipal.

O secretário municipal de Planejamento, Luiz Carlos de Cerqueira, ressaltou que o projeto de adoção de praças segue o modelo aplicado com sucesso em outros municípios com a intenção de reaproximar o cidadão do espaço público. O desenvolvimento do projeto possibilitará agilidade na compra de plantas e insumos, manutenção preventiva, planejamento de médio e longo prazo, além da desoneração dos cofres públicos.

Dr. Ivar agradeceu as empresas que aderiram à parceria com o município. Para o prefeito o projeto vai possibilitar não só a revitalização de praças, jardins e canteiros, mas a conversação de tais espaços. Dr. Ivar ressaltou que também é necessária a contribuição da comunidade para que os locais sejam preservados, tendo em vista locais como a praça do Cristo e a quadra do bairro São João, que revitalizados pela prefeitura, já sofreram depredação.

Parceiros

O primeiro espaço a ser revitalizado será o canteiro na avenida Telésforo Cândido de Resende próximo à esquina com a rua Tavares de Melo, por meio de parceria entre o município e as empresas Premocon Pré-Moldados de Concreto Nunes e Sperancini Administração de Negócios. No local deverá ocorrer colocação de pavers e sinalização para deficientes visuais. A previsão é de que os trabalhos de revitalização do local tenham início em janeiro de 2015, dentro dos padrões de acessibilidade e mobilidade urbana.

Outros interessados já assinaram o termo de convênio para adoção de outros pontos. Entre eles, os que seguem:

Praça Rita Teles (rua Brasil) – Supermercado Azevedo.
Praça Fonte Grande – Via Real Telecom.
Rotor da Santa Matilde – Distribuidora Farid.
Trevo – Rua Duque Caixas – Posto Chapadão.
Parte do canteiro central da Praça do Cristo – Star Placas Publicidade.
Canteiro- Av. Mário Rodrigues Pereira – Restaurante Sobrado e Cia.
Praça Barão de Queluz – UNIPAC Lafaiete.
Praça do Rancho Novo – HB Locações.

Avenida Telésforo Resende

Para a revitalização da Telésforo Resende o programa prevê um projeto diferenciado. Devido à longa extensão da via, e para manter uma padronização, um grupo interessado na adoção irá trabalhar sob supervisão da Agência Para Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete. A ADECOL irá gerenciar a manutenção junto com os parceiros.

Contato

Qualquer entidade da sociedade civil, associações de moradores, sociedade amigos de bairros, organizações não governamentais, pessoas físicas e jurídicas que queiram participar do programa, dotando um espaço publico deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento pelo telefone 3769-2578 ou email convênios@conselheirolafaiete.mg.gov.br.