Lafaiete vai receber a exposição “Em busca do Patrimônio Perdido”

exposiçãoMPMG
* clique na imagem para ampliar.

Conselheiro Lafaiete vai sediar a exposição “Em busca do Patrimônio Perdido”, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria de Estado da Cultura.

Esta é a primeira grande exposição em Minas sobre os bens saqueados de igrejas, capelas, museus e prédios públicos.O objetivo é que as fotos sejam vistas pelo maior número de pessoas, em especial nas cidades que tiveram seus bens furtados. Com 22 painéis fotográficos de peças sacras e tótens explicativos a mostra, que tem caráter itinerante, apresenta imagens e informações de peças sacras desaparecidas no estado.

Minas Gerais tem o maior número de bens culturais protegidos.

Mas, grande parte dessa riqueza está desaparecida. A Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais estima que o estado já tenha perdido 60% dos seus bens sacros em razão de furtos, roubos e apropriações indevidas. A subtração de peças sacras movimenta um comércio ilegal altamente rentável e o prejuízo para o patrimônio cultural é incalculável.

“Receber esta exposição é de suma importância. È uma contribuição para possíveis resgates de bens incalculáveis de nossa história e que hoje podem estar nas mãos de colecionadores, em antiquários ou qualquer outro lugar indevido”, afirma a Secretária Municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia. “Quanto mais pessoas virem estes painéis com as imagens mais chances teremos delas serem reconhecidas”, acrescentou.

A abertura da exposição será no dia 21/12 às 19h no Centro Cultural Solar do Barão do Suaçuí e deve permanecer aberta ao público até janeiro de 2017.