Mais 17 leitos de UTI são disponibilizados para o enfrentamento ao Coronavírus em Lafaiete

Na tarde desta segunda-feira, 13/07, foi entregue o Centro de Terapia Intensiva que abriga 17 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade São José para serem utilizados exclusivamente para atendimento à pacientes com COVID-19. Uma parceria firmada entre o hospital, a Administração Municipal, Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde propiciou a instalação da nova estrutura que reforça a rede de saúde existente no município, que a partir de agora soma 28 leitos de UTI direcionados à assistência de pacientes com COVID-19, sendo 18 leitos no Hospital São José e 10 no Hospital de Campanha. Com este número Lafaiete atende 100% da demanda de leitos de UTI colocada pelo Estado para o enfrentamento ao Coronavirus no município.
Autoridades presentes à cerimônia ressaltaram a grande importância do CTI para a saúde da cidade e região que passa a contar com mais esta estrutura que vem reforçar ainda mais a rede de assistência, sobretudo, neste momento de enfrentamento a pandemia.
O Provedor do Hospital, Dr. Luiz Ricardo, enalteceu o empenho da prefeitura para a implantação do CTI. Ele agradeceu as parcerias com a Secretaria de Saúde, Ministério Público, o Conselho e Saúde e a Prefeitura Municipal que, segundo ele, não mediu esforços. Ressaltou que administração municipal foi decisiva para esta conquista.
O Prefeito Mário Marcus ao se pronunciar não escondeu a grande emoção e satisfação em participar deste momento, que descreveu como “histórico” para a cidade de Lafaiete em que se registra o maior número de leitos de UTI disponibilizados para a população. Ele destacou que, com a rede de saúde criada até o momento, após a pandemia Lafaiete terá triplicado o número de leitos que dispunha anteriormente, e este será um grande legado. Na oportunidade agradeceu a todos que participaram das tratativas para a implantação destes leitos, a diretoria e corpo clínico do Hospital, a Secretaria de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde, ao Ministério Público e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso desta ação. Agradeceu também o empenho da Superintendente Regional de Saúde Hérica Vieira pela importante intervenção junto ao Estado que viabilizou a destinação de 12 respiradores para o município. Destacou também que as ações implantadas e as atitudes tomadas até o momento têm o objetivo de dar segurança e de cuidar da saúde e zelar pela vida da população. Ele considerou esta mais uma grande vitória para Lafaiete e região.
Estiveram presentes representando o Hospital e Maternidade São José o Provedor Dr. Luiz Ricardo Martins, o Administrador Giovanni Magalhães Viggiano, o Diretor Técnico Dr. Ryan Jefferson Villar, Corpo Clínico e Equipe de Enfermagem, além de outros diretores e membros do conselho. Também participaram a Superintendente Regional de Saúde Hérica Vieira Santos; a 2ª Promotora de Justiça e Curadora da Saúde, Dra. Carolina Queirós de Carvalho; a Defensora Pública Dra. Cláudia Navarro; o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio Reis Carvalho, o Juiz de Direito Dr. José Aluísio Neves da Silva, a Secretária de Saúde Rita de Kássia Melo Silva, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Roberto Santana, o Diretor Presidente da Unimed Dr. Sebastião Alves de Souza Júnior, além de outras autoridades e colaboradores do Hospital.