Modernização: Prefeitura implanta novo sistema de telefonia e divulga nova agenda de telefones

A administração municipal deu mais um passo no processo de modernização da gestão pública, a partir de 1º de fevereiro de 2022 novo sistema de telefonia entra em funcionamento em todos os setores da prefeitura. O objetivo da mudança consiste em estruturar e atualizar a máquina pública com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, aliando tecnologia, economia e melhor qualidade na prestação dos serviços públicos.
De acordo com o Secretário de Administração Felipe Batista o município utilizava as linhas de telefonia com tecnologia analógica / par metálico, sendo esse serviço muito arcaico e em processo de desativação por parte das empresas prestadoras. Com o novo serviço o município terá uma economia de aproximadamente 70%, em relação aos valores do antigo contrato.
O responsável pelo Setor de T.I e Contas Paulo Bittencourt, informou que com as diretrizes de modernização foram realizadas pesquisas pela equipe visando identificar a melhor solução, sendo identificada, considerando diversos aspectos, como a melhor hipótese a mudança para o sistema GSM (Global System for Mobile), chip de celular que será instalado em aparelho fixo de mesa nos setores, e que não necessita de cabos de transmissão, sendo de maior cobertura e melhor qualidade de chamadas.
“Este novo sistema possui diversos pontos positivos, além de mais econômico, tem valor fixo da mensalidade sem surpresa no planejamento dos gastos. Os gastos com a tecnologia fixa atual são variáveis, uma vez que hoje pagamos pela linha e ligações realizadas. No modelo de Tecnologia Fixo/Móvel esse tipo de cobrança não existe garantindo assim uma previsibilidade de custo. Não existência de cobranças adicionais em caso ligação nacional, ou seja, ligações para outras cidades ou de DDD diferente, seja ela para número fixo ou móvel, independente da operadora. Praticidade em caso de mudança do local, por se tratar de tecnologia GSM (Global System for Mobile), basta remover o aparelho da tomada e ligar no novo local”, explicou Paulo Bittencourt. Com isso não é mais necessário entrar em contato com a empresa para solicitar alteração de endereço ou mobilizar um servidor para fazer novo cabeamento no local de destino, o que gera gastos com material e tempo para execução do serviço. Informou ainda que será disponibilizada durante 120 dias nos números antigos, mensagem informando acerca da mudança.
Considerando que trata-se de mudança de tecnologia não é possível fazer a portabilidade dos números atualmente utilizados pelo município, mas se atentando aos impactos da mudança e para facilitar o acesso aos novos a Administração Municipal disponibilizará em seu site oficial a nova listagem telefônica possibilitando aos interessados realizar o download. A nova agenda está disponível no site oficial do município, www.conselheirolafaiete.mg.gov.br e nas redes sociais facebook.com/prefeituralafaiete e instagram.com/prefeituralafaiete.
Para facilitar ainda mais o acesso da população aos setores da prefeitura a Secretaria Municipal de Administração por meio do Departamento de T.I e Contas destaca que encontram-se em fase de desenvolvimento o Projeto Central de Atendimento Automatizado, onde o munícipe terá um número de referência para acessar opções pré-programadas, selecionar o setor no qual deseja falar, sendo direcionado automaticamente.
Acesse aqui a nova lista de telefones