Moradores de São Gonçalo aprovam o Lafaiete em Ação

A administração municipal encerrou no último sábado 03/08, a segunda edição do projeto “Lafaiete em Ação. Comunidade e prefeitura unidas!” em São Gonçalo do Brandão, que durante a semana recebeu a equipe da prefeitura e foi atendida com limpeza, capina, pintura de meio-fio, revitalização dos pontos de ônibus e da fachada do posto de saúde, além da troca de mata-burro na estrada que liga o bairro à Barreira.

Ênio Campos, morador da comunidade reconhece o esforço da atual administração e elogiou as primeiras ações já realizadas no local. “A equipe que veio fez uma limpeza boa nas ruas, algumas reformas, doou material para gente fazer uma reforma na bica na entrada de São Gonçalo. Está dando atenção ao pessoal para falar o que a comunidade precisa”, comentou. Ele afirmou que está satisfeito com o serviço e aproveitou a oportunidade de solicitar à prefeitura outras melhorias para a comunidade como a colocação de alambrado no campo para que o time local possa participar da Copa de Lafaiete. Além disso, espera da prefeitura a recuperação das estradas e pede investimentos para que as crianças e jovens tenham acesso a prática de esportes. “Isto é muito importante para formar uma convivência com a população para ver suas dificuldades e a gente possa direto falar aos secretários e esclarecer o que está precisando”, afirmou sobre a presença do prefeito e equipe de governo no bairro.

A proposta da administração é mesmo criar um espaço de aproximação com a população com a participação das secretarias e departamentos da administração municipal e parceiros. Além das obras e ações realizadas na semana anterior, no dia do evento a comunidade foi atendida com a prestação de serviços gratuitos, orientações, além da realização de atividades recreativas e esportivas. Os moradores receberam ainda o prefeito Dr. Ivar, o vice-prefeito Darci Tavares, o procurador Municipal Luiz Antônio Teixeira de Andrade, o ouvidor José Laporta, o Chefe de Gabinete, Adriano Gomes Beato e os secretários municipais e assessores, com quem puderam falar diretamente.

Um dos pontos mais relevantes destacados pelos moradores foi a presença do médico no posto de saúde uma vez que a comunidade ficou muito tempo sem a assistência do profissional. “Hoje nós já estamos tendo um médico pelo menos uma vez por semana. Já é uma coisa boa que está acontecendo. Esperamos que o prefeito  consiga para nós um dentista também”, solicitou Ênio Campos.

A servidora municipal Terezinha Duarte Ferreira, conhecida como “Terezinha do posto” que convive com a comunidade e seus problemas ressaltou que as ações da prefeitura contribuíram para resgatar a dignidade dos moradores. “Estávamos meio esquecidos, as ruas estavam sujas, precisávamos das melhorias na escola e no posto. Ainda há muito para se fazer, mas já fez muita coisa boa, melhorou o ambiente todo e dá uma segurança de que a gente tem agora aonde recorrer”, completou.  Ela aproveita a oportunidade também para a gradecer ao prefeito e equipe pela colocação da bomba nova comprada recentemente  pela prefeitura para o posto artesiano. “Estava uma situação lastimável para toda a população e imediatamente a prefeitura comprou uma bomba nova e agora a água jorra para gente aqui”, comentou.

Lorene Izabel de Souza e Silva, enfermeira responsável pelos postos de saúde da área rural confirmou que quando iniciou seu trabalho no posto tinha muitas dificuldades com deficiência de medicamentos e falta de médico que já se estendia há dois anos. Ela disse que agora nesta administração o médico já atende regularmente e são realizados  preventivos na população feminina, mas afirma que mais uma enfermeira está sendo contratada a fim de ampliar os programas de prevenção na comunidade.

Ainda na área da saúde o Secretário Adjunto Roberto Santana comunicou que, apesar de muitas dificuldades e poucos recursos a atual gestão está se empenhando para melhorar a assistência nas comunidades. Para tanto a Secretaria da Saúde está iniciando processo seletivo para contratação de sete enfermeiros, um para cada posto da área rural. Com isso tem o objetivo de ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Os serviços que hoje são feitos de forma precária serão realizados mais adequadamente pelo enfermeiro”, informou. Dentre estes serviços estão orientação para uso de medicamentos, aplicação de vacina, assistência e acompanhamento a diabéticos e hipertensos e realização de preventivos.

A comunidade que atualmente não possui uma associação de moradores, que se encontra desativada, conta a presença de líderes comunitários que atuam em defesa do bairro. Caso do ex-presidente de associação José Geraldo que afirmou que as lideranças estão ativas e agradecidas já pelas primeiras ações. Ele destaca limpeza geral e organização das ruas e do campo de futebol e recuperação de uma fonte de água potável. Ele entregou pessoalmente a Dr. Ivar um documento com outras reinvindicações por escrito , como iluminação na Praça da Igreja e asfalto na estrada até a Barreira. Para outros pedidos como instalação da rede de esgotos para a comunidade, os moradores receberam uma resposta positiva da administração que afirmou já ter exigido da Copasa – na renovação do contrato com a empresa – a prestação de serviço de água e esgoto em 100% da área do município, incluindo São Gonçalo.

A ação foi aprovada pela população e avaliada como positiva pela administração que já dará continuidade ao projeto e o levará aos demais bairros e comunidades rurais do município com o objetivo de aproximar prefeitura e população.