Mutirão tira da fila pessoas que esperavam por tratamento e cirurgia de catarata

Por meio de parceria com hospitais e clínicas de Belo Horizonte a Secretaria Municipal de Saúde reduziu significativamente o número de pacientes com sintomas de catarata que há anos esperavam por uma avaliação oftalmológica e por intervenção cirúrgica.

Desde o ano passado cerca de 800 pessoas foram encaminhadas para avaliação e cirurgia de catarata em Belo Horizonte.  Só na última sexta-feira, 10/01, cerca de 50 pacientes foram encaminhadas à Belo Horizonte . O número poderia ter sido ainda maior, porém, outras 13 pessoas apesar de inscritas não compareceram ao local de embarque e terão o atendimento remarcado.

As consultas foram marcadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que também custeou o atendimento e forneceu o transporte para os pacientes que puderam levar um acompanhante. Um dos pacientes o senhor Ludgero Aparecido Cesário, residente no bairro Santa Matilde esperava pelo atendimento há três anos. “Minha visão está muito embaçada. É muito gratificante receber o atendimento, pois é muito ruim a pessoa ir perdendo a visão aos poucos. Estou muito satisfeito porque eu trabalho por conta própria e não tenho condições de pagar a operação”, frisou.

Segundo a gerente de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Rezende, desde o início do ano passado o município se esforça no objetivo de viabilizar as avaliações e cirurgias de catarata, reduzindo a fila existente há anos. A gerente ressaltou que consultas básicas e de urgência já são feitas em Conselheiro Lafaiete, embora as cirurgias de catarata ainda sejam realizadas em Belo Horizonte. “Para o município é interessante que tudo fosse feito em Lafaiete, sem o paciente precisar se deslocar até Belo Horizonte, mas enquanto isso não acontece continuaremos encaminhando aos hospitais de referência. O que não pode é o paciente ficar sem atendimento”, destacou Cintia Rezende.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Roberto Santana, com realização das avaliações e cirurgias em forma de mutirão a fila praticamente zerou. Segundo ele, existiam pessoas esperando pelo atendimento há pelo menos cinco anos. O secretário disse ainda que a atual administração municipal trabalha para que o atendimento seja realizado em Conselheiro Lafaiete. “Está em andamento o processo de chamamento público no qual o Hospital São Camilo se candidatou a realizar o serviço de oftalmologia municipal. Com isso há a possibilidade do tratamento de catarata também ser realizado em Lafaiete evitando que os pacientes se desloquem para Belo Horizonte”, frisou Roberto Santana.

“Possibilitar que estas pessoas possam ter este tratamento é muito gratificante. Queremos num futuro breve fazer com que o tratamento seja feito aqui na cidade. Além do tratamento oftalmológico o município trabalha para que outras especialidades também tenham agilidade no processo de atendimento diminuindo a demanda existente. É assim que mostramos o nosso trabalho, fazendo o melhor para a comunidade”, frisou o prefeito dr.Ivar.