Natal em Lafaiete terá iluminação especial, exposição e visita ao Papai Noel

O Centro de Conselheiro Lafaiete receberá iluminação de Natal neste ano de 2013. A ornamentação foi possível graças à parceria entre a prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Associação Comercial, Adecol (Agência para o Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Conselheiro Lafaiete) que desenvolveram o projeto “Lafaiete Iluminada”.

A iluminação na praça Barão de Queluz ficou sob responsabilidade das entidades, enquanto demais pontos serão decorados pelo município, inclusive a árvore que foi montada no rotor na praça Chiquito Furtado. De acordo com o secretário Alessandro Dalla Vedova, houve uma união de esforços da administração municipal para que o resultado fosse positivo. “Foi muito importante esta união com as entidades comerciais. Mas, também tivemos outras pessoas agregadoras, que entenderam o espírito natalino, contribuíram com ideias. Caso da Rejane, que nos passou o desejo de fazer uma parada de Natal. Imediatamente abraçamos a ideia e apoiamos.  A fanfarra da escola Doriol Beato. Também outras secretarias contribuíram para que fosse possível tudo ficar pronto em tempo hábil”.  Dala Vedova informa ainda que para os próximos anos o objetivo é tornar a cidade ainda mais bonita para o Natal. “Vamos trabalhar para que as nossas decorações futuras tornem-se também um grande atrativo para moradores de outras cidades, fomentado o turismo, comércio e cultura”, frisou.

A iluminação de Natal será acesa na próxima segunda-feira, dia 09/12, às 19h30, na praça Chiquito Furtado (rotor da avenida Telésforo Resende), que receberá uma bela árvore de Natal em led. Também vão receber iluminação especial à avenida Telésforo Cândido de Resende, o coreto da praça Tiradentes e as praças Barão de Queluz e do Cristo.

Programação

Além da decoração de vias públicas haverá uma programação especial que terá início no dia 12/12 com a apresentação do Auto de Natal da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, ás 20h, na Igreja de São Sebastião. No dia 14/12, acontece a Parada de Natal com participação da fanfarra da Escola Municipal “Doriol Beato”, que marcará o encontro de Papais Noéis que desfilarão entre a praça do Cristo e a rodoviária a partir das 16h. A concentração começa às 15h30 e todos estão convidados a participar usando gorros de Natal ou caracterizado com roupa de Papai e Mamãe Noel para participar do desfile. Haverá ainda uma carreata promovida pela CDL.  Ao final da Parada de Natal, o coral infantil do Projeto AABB Comunidade, fará uma apresentação na rodoviária.

No dia 15/12, será aberta a exposição de Natal, que terá presença diária do Papai Noel na Casa do Artesanato “João Salgado”. O bom velhinho estará recebendo visitas até o dia 23 de dezembro de 17h às 20h. No mesmo período haverá exposição de presépio no Museu e Arquivo “Antônio Perdigão” que também estará aberto à visitação. Em todas as atividades a entrada é gratuita.

Para a execução do projeto “Lafaiete Iluminada” foram realizadas várias reuniões envolvendo as entidades comerciais do município e as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Planejamento e Obras, visando a união de esforços possibilitando tornar o Natal em Conselheiro Lafaiete mais iluminado em 2013.