NOTA DE ESCLARECIMENTO – COVID-19: ONDA VERMELHA

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado, publicou na manhã desta sexta-feira, 11/06, a Deliberação COVID-19 Nº 161, que aprova a reclassificação das fases de funcionamento das atividades socioeconômicas nas macrorregiões de saúde previstas no Plano Minas Consciente e adota novas medidas com flexibilização de funcionamento que passam a valer a partir desta data. As medidas valem para a Macrorregião Centro-Sul de Saúde, integrada por Conselheiro Lafaiete, e apontam “Cenário Desfavorável” para a Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde as mudanças foram feitas após entendimento de que haveria possibilidade de permissão do funcionamento considerando que esses equipamentos permitem o controle de acesso dos usuários e possibilidade de controle destas atividades.

A partir das novas definições, o Governo de Minas passa a permitir:
O funcionamento de academias, clubes e salões de beleza, até as 19h, com restrições como agendamento prévio e aferição de temperatura do público na entrada do ambiente.
Além disso, a deliberação prevê a horário especial para bares e restaurantes no fim de semana do Dia dos Namorados, entre os dias 11 e 13/06, com atendimento até as 22h. Após esta data o funcionamento de bares e restaurantes volta a ser limitado até 19h, sendo permitido, após este horário, somente a venda por delivery, sem retirada no balcão.
Continua proibida a realização de outros eventos e atrativos naturais e culturais, como festas e shows.

Na quinta-feira, 10/06 aconteceu a reunião do Comitê COVID de Conselheiro Lafaiete, e agora pela manhã, sexta-feira, 11/06, está sendo realizada a reunião da Macrorregião, quando estão sendo feitas avaliações dos índices epidemiológicos e abordadas as novas medidas tomadas pelo Governo do Estado, fundamentado nas determinações dos protocolos da Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Tão logo sejam enviadas as recomendações da macrorregião o município promulgará seu decreto com estes novos protocolos que estão vigorando em âmbito municipal a partir da manhã desta sexta-feira, 11/06.