NOTA DE ESCLARECIMENTO: COVID-19 PLANO MINAS CONSCIENTE – ONDA ROXA

6040
0

A Secretaria de Saúde informa que por decisão do Governo do Estado, Conselheiro Lafaiete e toda a Macrorregião Centro-sul de Saúde deverá permanecer na Onda Roxa do Plano Minas Consciente até 18/04/2021.
A decisão foi tomada na quarta-feira 07/04, durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado, que apontou como necessária a manutenção na fase mais restritiva a fim de minimizar os impactos na rede hospitalar que ainda se encontra em colapso e diminuir número de ocorrência de novos casos e, principalmente óbitos.
Semanalmente o Comitê analisa os indicadores epidemiológicos da Covid-19 das macrorregiões de saúde, considerando a incidência de novos casos, a taxa de ocorrência dos óbitos, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, avaliando o potencial risco à saúde e à vida das pessoas
Deverão ser serão mantidas as normas mais restritivas, permanecendo em funcionamento somente as atividades essenciais, que devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários.
O setor de saúde ressalta que o uso adequado e frequente das máscaras, a higienização correta das mãos, uso de álcool em gel e o isolamento social são práticas fundamentais neste momento como forma eficaz de prevenção. Espera-se que o esforço da população em atender aos protocolos sanitários tenha reflexo positivo na mudança do quadro epidemiológico e na queda no número de novos casos e de óbitos.