NOTA DE ESCLARECIMENTO – COVID-19 PLANO MINAS CONSCIENTE – ONDA ROXA

Por determinação do Governo do Estado todas as regiões de Minas Gerais deverão permanecer na Onda Roxa, fase mais restritiva do Plano Minas Consciente, no período de 27/03 a 04/04/2021. A decisão foi tomada na quarta-feira 24/03 durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que apontou como necessária a manutenção para que o sistema de saúde restabeleça sua capacidade assistencial à população.
Foram avaliados os indicadores epidemiológicos da Covid-19 dentro do quadro dos últimos dias, como o aumento expressivo do número de casos e de óbitos, a alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, o que representa grande risco à saúde e à vida das pessoas e tem gerado colapso na rede hospitalar instalada em todo o Estado.
Neste sentido, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, após reunião realizada com a Macrorregião de Saúde, informa que o município permanece na Onda Roxa do Plano Minas Consciente pelo prazo determinado pelo Governo do Estado. Com isso, serão mantidas as normas mais restritivas, permanecendo em funcionamento somente as atividades essenciais, que devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários.
O setor de saúde ressalta que o uso adequado e frequente das máscaras, a higienização correta das mãos, uso de álcool em gel e o isolamento social são práticas fundamentais neste momento como forma eficaz de prevenção.