Nota oficial da Secretaria de Saúde sobre o Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vem informar sobre os 03 casos suspeitos de Coronavírus (n-COV2019), sendo identificados no dia 1º caso suspeito 05/03/2020, 2º caso 08/03/2020 e 3º caso 09/03/2020.

Ressaltamos que os três casos encaixam no perfil suspeito em virtude de terem apresentado os sinais e sintomas respiratórios após retorno de viagem ao exterior onde já haviam registrados casos confirmados.

Após a suspeita foi feito todos os procedimentos de acordo com as instruções técnicas da SES/MG, coleta do material, isolamento domiciliar monitoramento diário pelo serviço de Vigilância Epidemiológica e seguem aguardando resultado dos exames. Os pacientes apresentam boa evolução clínica, estável, sem alteração do quadro.

Como não foi confirmado nenhum caso ate o momento, recomendamos  a população os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus:

• Lavar constantemente as mãos, sobretudo após uso de transporte público e ou contato com pessoas em locais de aglomeração pública;
  •  Evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

Para considerarmos os sinais e sintomas do COV2019 caso apresente:  Febre, dificuldade de respirar , tosse, dor de garganta e principalmente histórico de viagem nos últimos 14 dias ao exterior ou contato com caso confirmados/suspeitos. Reforçamos que trata-se de doença respiratória com sinais e sintomas comuns a toas as síndromes gripais.

A Secretaria Municipal de Saúde segue capacitando os profissionais de saúde, rede publica e privada, E afirma que todos estão preparados para o atendimento dos casos que procurarem por atendimento, sendo que, no dia 05/3 houve uma reunião microrregional com a equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde realizada na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL, para tratar das ações de enfrentamento do Covid-19 pelos diversos setores de saúde. Estiveram presentes representantes de diversos municípios da região e os profissionais enfermeiros e médicos dos setores de saúde do nosso município.

Conselheiro Lafaiete, 13  de março de 2020.

Diogo Dias da Silva

Diretor do Dep. Vigilância em Saúde.

Rita de Kássia Silva Melo

Secretária Municipal de Saúde