OPERETA INFANTIL: “POR QUE EXISTE A MÚSICA?”

A Escola Municipal Paraíso da Criança – Centro, promoveu, no Teatro Municipal, uma Opereta Infantil intitulada “Por que existe a música?”, de autoria da Professora Mariângela Coutinho, servidora da referida escola.
Todas as turmas do Primeiro Período do turno da tarde participaram, com encenações teatrais e músicas que a própria Professora Mariângela Coutinho compôs com a finalidade de levar uma mensagem musical positiva a todo o público que lotou o Teatro Municipal para prestigiar esse evento.
As primeiras ações deram início com o projeto sobre música instrumental (sax e flauta) – Projeto Paz E Sax, de autoria da mencionada professora, que incentivou os alunos a apreciarem a música instrumental.
A professora relatou que quando convidou o músico do Rio de Janeiro – RJ, Mauro Senise, saxofonista e flautista para ser o homenageado durante todo o projeto, teve apoio total do artista, que mesmo estando de longe, enviava mensagens, vídeos aos alunos, incentivando o gosto pela música instrumental.
Durante o projeto, a professora escreveu um livro infantil sobre a vida do músico Mauro Senise, despertando assim, num determinado capítulo, a vontade de escrever uma Opereta Infantil, a fim de que todos os alunos pudessem entender o que é e participassem, assim, dos atos da Opereta.
Foi um sonho realizado onde as crianças puderam mostrar todo seu talento e desenvoltura aos pais e familiares, servidores, amigos, além do público presente. As apresentações emocionaram a plateia.

O evento contou com a participação dos músicos da Escola de Música Solar de Queluz, Giovana Pacheco, Igor Silva, Vinícius Corrêia, Andrea Nogueira, Jesus Melo, Rita Chaves e Tuca Boelsums. Os percusionistas foram Luiz Carlos Fernandes, Wanderson Quirimbo, Amarildo, Jéfferson Lélis e Júlio César de Souza.
As declamações ficaram a cargo de Cláudia Guimarães e da Professora Mariângela Coutinho e as homenagens ao saudoso José Robert, Luthier de Violas de Queluz, na pessoa da Srª Alcione, foram feitas por Rosemary Magna da Silva Martins.
Os idealizadores do projeto agradecem ao Secretário Municipal de Educação, Prof. Moisés Matias Pereira, à Diretora do Departamento de Ação Pedagógica, Helóisa Marilac Cardoso Gontijo da Silva, à Diretora Malvina Conceição Lima Siqueira, aos servidores da escola, Semed, pais, amigos, ao Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette e à Cerimonialista Daisyluz Vieira, e também aos alunos que tão bem representaram a Educação Infantil da Escola Municipal Paraíso da Criança pelo espetáculo. Ações como esta fortalecem a educação e valorizam a cultura na comunidade escolar, abrindo espaço para o diálogo sobre a importância da arte no universo infantil dos alunos.