PREFEITO DE LAFAIETE APRESENTA AO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO DO COVID-19 PROPOSTA PARA REABERTURA GRADATIVA DO COMÉRCIO

2029
0

A Administração Municipal preocupada também com a situação econômica do município neste momento em que passamos por uma pandemia, está avaliando formas para a retomada de atividades comerciais que se encontram paralisadas.
Para tanto, o Prefeito Mário Marcus, está encaminhando ao Comitê Extraordinário de Enfrentamento ao COVID-19 a proposta de adesão com algumas restrições ao Programa Minas Consciente proposto pelo Governo do Estado que definirá normas e protocolos para a reabertura gradativa do comércio de forma responsável, consciente e que não apresente risco à saúde da população.
Esta ação é também alinhada com os demais municípios da região que decidirão, em conjunto, esta reabertura gradativa do comércio neste momento em que a conclusão de obras e ações que reforçarão a rede de saúde na cidade, garantindo assistência médica adequada, já se encontram bem adiantadas, inclusive com Hospital de Campanha funcionando na próxima semana.
Em reunião através de videoconferência com o Governador Romeu Zema na manhã de terça-feira, 19/05, o Prefeito colocou sua preocupação com o agravamento da crise econômica em Lafaiete, que tem grande dependência do comércio, sendo discutida a retomada gradativa e responsável das atividades suspensas. Em decorrência das deliberações mais recentes do Estado para nossa macrorregião de saúde em relação ao Programa Minas Consciente permitindo a adesão nas ondas verde e branca e a possibilidade de progressão para próximas ondas que liberam mais atividades num período de tempo mais curto, a Administração Municipal se posicionou favorável quanto à esta progressão da retomada econômica, uma vez que Lafaiete está adimplente com a estruturação do sistema de saúde planejada para o enfrentamento da COVID-19 e tendo efetividade na contenção da doença.
Para o Prefeito Mário Marcus esta adesão contribuirá muito para que as atividades retornem de maneira tranquila, porém, alerta que a participação da população também será de extrema relevância e que devem seguir rigorosamente todas as normas e protocolos de convívio e de higiene preconizadas pelo setor de saúde.
O diálogo com os representantes das entidades do setor comercial que tem sido mantido desde a suspensão das atividades continuará sendo fundamental neste momento para o aprimoramento dos protocolos sanitários e esclarecimentos aos comerciantes.
Desta forma, o município trabalha no sentido de viabilizar a retomada das atividades buscando a estabilidade econômica da cidade e visando manter ao mesmo tempo o monitoramento dos índices da pandemia tomando as decisões necessárias no sentido de garantir a proteção à saúde e vida da população.