Prefeito participa de Celebração do ano jubilar de Dom Raymundo

IMG_0684A manhã de segunda-feira (19/03) foi festiva para os lafaietenses. Dando início às celebrações, em razão de seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis presidiu a santa missa concelebrada com diversos amigos bispos e padres na matriz de Nossa Senhora da Conceição. Neste mesmo dia, em 1968, Dom Raymundo era ordenado sacerdote na Igreja Matriz.

O Prefeito Mário Marcus prestigiou este momento e na oportunidade homenageou o cardeal presenteando-o com uma réplica do chafariz da Praça Barão de Queluz e enfatizou a importância desta data. “Parabenizo o estimado cardeal e sinto-me honrado em fazer parte deste marco histórico para Conselheiro Lafaiete. Em nome de toda população lafaietense faço os melhores votos para que continue sua trajetória na Igreja desejando-o muita felicidade”.

Trajetória – Dom Raymundo

Dom Raymundo Damasceno Assis (Capela Nova, 15 de fevereiro de 1937) é um cardeal brasileiro, atual arcebispo emérito de Aparecida, membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para América Latina, na Santa Sé. Foi, também, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os anos de 2011 e 2015.

Em 1955 entrou para o Seminário Menor na cidade de Mariana, onde cursou o segundo grau. Em 1961 foi para Roma onde cursou filosofia e, em 1965 para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Dom Damasceno foi ordenado padre em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, aos 19 de março de 1968.

Depois de ordenado sacerdote, exerceu as seguintes funções: Coordenador de Catequese da Arquidiocese de Brasília, de 1968 a 1970; Pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento em Brasília, de 1968 a 1976 e Chanceler da Arquidiocese de Brasília, de 1968 a 1979. Exerceu também as funções de Reitor do Seminário maior de Brasília.

A ordenação episcopal de Dom Damasceno aconteceu em 15 de setembro de 1986 na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Daí exerceu as funções de bispo auxiliar e vigário geral da Arquidiocese de Brasília, de 1986 a 2003[2] e diretor do Curso Superior de Teologia para leigos da Arquidiocese de Brasília, de 1986 a 2003. Foi nomeado arcebispo de Aparecida em 2004, onde desempenhou as funções de arcebispo até dia 16 de novembro de 2016, quando o Papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese. Fonte:Wikipedia