Prefeitura de Conselheiro Lafaiete realizará a Conferência das Cidades

575
0

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete está preparando a Conferência das Cidades, etapa municipal, que será realizada nos dias 17 e 18 de maio de 2013. A convocação da conferência foi feita pelo prefeito Ivar Cerqueira, por meio do Decreto 017 de 18 de fevereiro de 2013. Este ano o tema é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” com subtemas que discutirão moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. 

O objetivo da conferência é identificar os problemas enfrentados pelas cidades no crescimento urbano e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social ampliando o debate acerca dos desafios de transformar os municípios em espaços mais justos. Assim assegurar a todos o direito à cidadania e o desenvolvimento e crescimento sem degradar a natureza.

Garantindo a participação popular já foram convocadas entre outras: Federação das Associações dos Moradores de Lafaiete (Famocol), Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Câmara Municipal, Associação de Referência da Pessoa com Deficiência (ACORDE), Associação dos Idosos de Conselheiro Lafaiete (Aicol) e Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete (Astcol). Estas entidades são representativas da sociedade civil organizada. Porém, os cidadãos que não fazem parte destas organizações também possam participar e apresentar suas propostas durante a conferência. 

A participação popular é de extrema relevância, pois a Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil. A partir das proposições apresentadas os governos estaduais e federal têm em mãos material para construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios. 

Após a fase municipal será realizada uma etapa regional que está sendo organizada pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) da qual Lafaiete também faz parte. Será ainda realizada uma etapa estadual, em junho e em setembro a etapa nacional. Da conferência municipal serão escolhidos os delegados que representarão Conselheiro Lafaiete na etapa estadual. 

Serviço:
Conferência Municipal das Cidades.
Data: dias 17 e 18 de maio de 2013.
Local: Centro Cultural do Colégio Estadual Narciso de Queirós.