Prefeitura e Vale se reúnem com pais de alunos da Escola Meridional, transparência nas ações e busca de soluções imediatas

Com o objetivo de dar ciência aos pais sobre a situação da Escola Municipal Meridional foram realizadas nesta terça-feira, 10/03, reuniões a fim de esclarecer todas as dúvidas e tornar transparentes todas as informações acerca do assunto.
Com uma expressiva presença foram apresentados pelos pais diversos questionamentos que foram elucidados pelo Prefeito Mário Marcus, pelos representantes da Vale o Diretor Sr. Ulisses Diniz e o Gerente da Unidade Lafaiete, O Sr. Romário Galter, pelo Ministério Público representado pela Promotora de Justiça Drª Liliale Ferrarezi Fagundes. Também participaram da reunião o Secretário de Educação Professor Moisés Matias, o Diretor da Escola Albano Tibúrcio e o Presidente a Câmara Municipal Vereador João Paulo Resende e outros vereadores.
Na oportunidade o Prefeito Mário Marcus falou aos pais sobre a preocupação da administração municipal em tomar uma atitude imediata de suspensão das aulas a fim de garantir a segurança e integridade dos alunos e servidores da escola. Disse que jamais permitiria deixa-los em situação de risco mediante a informação da Vale apresentada a ele na sexta-feira, 06/03. Por isso assim que recebeu a informação convocou a equipe da prefeitura para uma reunião com a empresa a fim de esclarecer os fatos e direcionar as ações. Ressaltou que com o apoio do Ministério Público a administração municipal está acompanhando todo o processo executado pela Vale com o intuito de garantir que o espaço provisório ofereça segurança e conforto para que seja mantida a mesma qualidade do ensino. O Prefeito garantiu, mais uma vez, que todas as turmas, direção, professores e servidores serão mantidos na escola que continuará suas atividades normalmente. Informou a todos sobre o compromisso da Vale de construir um novo prédio para abrigar a escola que deverá ser em terreno doado ao município e no mesmo bairro da escola atual a fim de continuar atendendo os moradores daquela região.
Os representantes da Vale também fizeram suas explanações técnicas sobre o que motivou a decisão e reafirmou o compromisso com todos os presentes de oferecer toda a assistência necessária visando garantir a continuidade das aulas sem prejuízo do calendário, causando o menor transtorno possível a toda a comunidade escolar.
O Gerente da Vale Sr. Romário Galter informou que estão avaliando possíveis locais para funcionamento provisório da escola, mas garantiu aos pais que será em local adequado às atividades e sem prejuízo da qualidade pedagógica. Há a expectativa, segundo Romário, de que até a próxima quinta-feira seja definido o local. Na oportunidade afirmou o compromisso da Vale de doar o terreno e construir a nova escola com um projeto mais confortável, moderno e adequado as atividades escolares.
Uma comissão de pais foi formada para acompanhar os trabalhos. De acordo com a Promotora de Justiça Drª Liliale Ferrarezi Fagundes será realizada ainda esta semana uma reunião na Promotoria a fim de formalizar as cláusulas do acordo firmado entre a administração municipal e a Vale com a presença da administração municipal, representantes da Vale, Promotoria e a comissão de pais. Todas as informações oficiais a respeito deste assunto serão repassadas pelos meios de comunicação oficias da Prefeitura.