Prefeitura entrega mais um patrimônio restaurado

Em um dia festivo prefeitura entrega à população mais um patrimônio recuperado. A Casa do Artesanato, na Praça Tiradentes foi reaberta no domingo, 09/12, após solenidade marcante com a participação da Banda Racional Universo em Desencanto e grande público.
Participaram da solenidade de reabertura o prefeito Mário Marcus, o vice-prefeito Dr. Marco Antônio, os secretários de Cultura Geraldo Lafayette e de Obras Marcelo Neves, o ex-prefeito Vicente de Faria Paiva, o engenheiro Miguel Assad proprietário da MCR – Minas Construções e Restaurações, empresa responsável pela execução da obra, a coordenador da Casa do Artesanato Sueli Amorim e os familiares do Sr. João Salgado que empresta seu nome a casa, Sr. Valter e Sra. Leninha Salgado.
O Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, ao se pronunciar, ressaltou o empenho da administração em recuperar o patrimônio cultural e histórico da cidade. Ele explicou que os recursos para a obra de restauro foram repassados através de emenda parlamentar do deputado federal Leonardo Quintão, por meio do Ministério do Turismo, conseguido ainda na gestão passada, porém os recursos foram perdidos, mas ressaltou que em 2017 quando assumiu a secretaria os prazos para utilização dos recursos já estavam vencidos e foi preciso uma série de intervenções para que o mesmo fosse recuperado e empregado devidamente no restauro do imóvel. Agradeceu ao prefeito a oportunidade de poder participar deste momento marcante, às monitoras do artesanato pelo brilhante trabalho e a todos que contribuíram para a execução da obra.
O prefeito Mário Marcus ao entregar mais um patrimônio recuperado demonstrou uma grande satisfação reafirmando o empenho da administração em recuperar todo o patrimônio que se encontrava fechado e devolvê-lo à população. Sobre o recurso utilizado na obra também comentou o empenho da administração em recuperá-lo e empregar com responsabilidade o que culminou na reabertura da casa fechada há cerca de 4 anos. Ressaltou o trabalho das monitoras e cumprimentou os familiares do Sr. João Salgado, homenageado que empresta seu nome à Casa de Artesanato.
Ao final dos pronunciamentos o engenheiro e proprietário da empresa MCR entregou ao prefeito Mário Marcus uma placa de agradecimento à administração municipal. Em seguida foi realizado o desenlace da fita inaugural, descerramento da placa e visitação às novas instalações.

A Casa do Artesanato volta a abrigar os cursos e exposições permanentes das produções artesanais. Anualmente registra-se a presença de mais de 300 alunos no aprendizado de 20 cursos, entre eles, corte e costura, bordados, pintura, tricô e crochê. Novas inscrições para os cursos gratuitos serão feitas a partir de 07 de fevereiro de 2019.

Até o momento a prefeitura já reabriu o Teatro Municipal, recuperou o coreto da Praça Tiradentes, reabriu o Centro Cultural Maria Andrade de Resende e Museu Ferroviário e reformou o Museu e Arquivo Antônio Perdição. Em breve serão restauradas a fonte luminosa na Praça Tiradentes e a Casa de Cultura Gabriela Mendonça, cuja obra deve começar até março de 2019.