Início Covid 19 Prefeitura estrutura sua rede de saúde para assistência aos pacientes contaminas por...

Prefeitura estrutura sua rede de saúde para assistência aos pacientes contaminas por Coronavírus

1328

Em continuidade ao enfrentamento ao Coronavírus desde as primeiras notícias sobre o agravamento da contaminação e os riscos à saúde e com o objetivo de ampliar a capacidade para atendimento e assistência caso necessário, a administração municipal tomou nas últimas semanas novas providências. A Secretaria de Saúde tem se empenhado para melhor estruturar a rede hospitalar já existente no município a fim de agilizar o processo de implantação de áreas específicas de atendimento.
A Secretaria está credenciando junto ao Governo do Estado a solicitação de implantação de mais salas vermelhas, leitos de UTI, respiradores e equipamentos para estas unidades de saúde da cidade, hospitais e Policlínica Municipal. Atualmente o município conta com 17 respiradores instalados e 09 leitos de UTI.
Para a criação do Hospital de Campanha o município negociou com a direção do Hospital São Camilo para assumir com equipe própria suas instalações onde serão disponibilizados 60 leitos para atendimento exclusivo aos pacientes contaminados com Coronavirus COVID-19 que necessitem de internação hospitalar. Para tanto a prefeitura fará adaptações e reforma do telhado do prédio. O atendimento que hoje é feito pelo Hospital São Camilo não será paralisado, mas passará a funcionar temporariamente em uma ala no prédio do Hospital Queluz que não está sendo utilizada. Não haverá nenhum prejuízo do atendimento para as duas unidades hospitalares.
De acordo com o prefeito Mário Marcus “considerando a agilidade e economia para as adequações dentre as várias possibilidades analisadas, o Município entendeu ser esta a medida mais viável na busca de uma instalação que possibilitasse um atendimento mais eficiente, considerando a estrutura hospitalar existente, inclusive com canalização de oxigênio, uma sala vermelha, além de outros recursos já disponíveis, possibilitando, inclusive, a instalação de leitos de terapia intensiva no local, o que já vem sendo negociado pela Secretaria de Saúde junto ao Estado”. Ele informou ainda que outros equipamentos e respiradores necessários para o atendimento no local também estão sendo providenciados pela Secretaria de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde caso necessário, leitos de UTI, do Hospital e Maternidade São José serão cedidos para o tratamento de casos graves.
A Policlínica Municipal também passou por reforma e hoje possui uma nova ala no pavimento térreo, isolada das demais instalações, que será destinada à assistência aos pacientes suspeitos e contaminados pelo Coronavírus, inclusive com uma sala vermelha equipada com respirador e leitos para atendimento à pacientes em estado mais grave. Porém, se a situação se agravar as demais dependências da Policlínica Municipal também poderão ser utilizadas para este fim ampliando a rede que passará a contar com aproximadamente 100 leitos para este atendimento. Para auxiliar no diagnóstico a Secretaria de Saúde está adquirindo 1.000 kits de testes rápidos para atender uma demanda inicial.

Outras ações
Sendo necessários mais recursos para a saúde e acreditando no valor das parcerias a administração municipal está solicitando às empresas da região, como Vale, Gerdau, MRS, CSN entre outras, a doação de equipamentos e insumos, tais como, respiradores, álcool gel, máscaras, kits para testes rápidos e outros necessários para este enfrentamento.
Além disso, a administração municipal está em tratativas com o Ministério Público do Trabalho onde solicitou a alteração de objeto de um TAC firmado com a Gerdau com o objetivo de destinar recursos para que o Município invista em ações de enfrentamento ao conoravírus.
O Prefeito Mário Marcus ressalta que muitas outras ações e providências estão sendo analisadas pela Administração Municipal, Secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento. “Vamos continuar acompanhando a evolução dos casos mantendo o diálogo com representantes do comércio e outros segmentos, estruturando nosso sistema de saúde e tomando sempre com muita prudência e responsabilidade todas as medidas necessárias para este enfrentamento a fim de preservar a saúde de nossa população”, concluiu.