Prefeitura realiza limpeza e recuperação das vias após chuvas intensas

A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, na manhã desta sexta-feira (11/02), está realizando a limpeza e reparos nas vias atingidas pelas fortes chuvas que caíram ontem sobre a cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, o volume foi muito alto, sendo que no total acumulado do dia choveu mais de ¼ esperado para todo o mês segundo dados históricos que é de 178 mm para o mês de fevereiro. O Rio Bananeiras registrou um aumento em seu nível de 1,48 m, onde sua lâmina atingiu 1,94 m de altura. Ainda na noite de ontem, foram retirados entulhos na passagem subterrânea no Centro e feita a manutenção na bomba para liberar o acesso no local.
Além do grande volume de chuva, a equipe da secretaria encontrou muito lixo depositado nas entradas dos bueiros. Em muitos casos, as inundações poderiam ser amenizadas ou até evitadas se bocas de lobo não estivessem obstruídas pelos resíduos. A prefeitura tem feito periodicamente a limpeza e desobstrução dos bueiros, porém lixos continham sendo depositados de forma inadequada e agravam a situação.
A administração municipal anunciou no início deste ano a aprovação de recurso para abertura de processo licitatório que viabilizará a construção de galeria de drenagem pluvial da Avenida Telésforo Cândido de Rezende, na área central do município.
Para o Prefeito Mário Marcus esta será uma importante obra na área de infraestrutura. Ele explicou que o projeto prevê a abertura de uma galeria de drenagem pluvial nas ruas Marechal Floriano Peixoto e Dr. Moreira, visando uma solução para este antigo problema, os alagamentos ocorridos na Avenida Telésforo Cândido de Rezende e outras área do Centro. Outras ações estão sendo viabilizadas para promover melhorias nas vias do município.
Por outro lado, a administração municipal solicita à população que deposite o lixo em local adequado, protegido da chuva a fim de evitar o entupimento das redes pluviais e prevenir enchentes e inundações.