Prefeitura realizará Seminário sobre a revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, juntamente com a Secretaria de Planejamento e a Fundação João Pinheiro realizarão o Seminário de Propostas Preliminares para o Plano Diretor do município. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 20 de setembro, de 09:00 às 18:00, no Teatro Municipal.
As propostas preliminares para a revisão do Plano Diretor decorrem dos trabalhos desenvolvidos até o momento, que envolveram coleta e análise de dados secundários, pesquisa documental e estudos temáticos relacionados às diversas políticas tratadas, como também ao conhecimento da realidade municipal, complementados ainda por entrevistas, reuniões e trabalhos de campo com diversos setores da prefeitura municipal e representantes de vários segmentos da sociedade, aos quais agradecemos a parceria.
Esses estudos técnicos embasaram a realização de um conjunto de oficinas participativas, para escuta da população com relação às suas expectativas e demandas, após consulta pública virtual. Foram seis oficinas distribuídas em todo o território municipal, sendo duas na Sede Municipal, uma delas voltada às áreas de habitação de interesse social; uma no distrito de Buarque de Macedo; e três centralizadas em São Gonçalo, Rancho Novo e São Vicente, envolvendo as comunidades do entorno. As contribuições recebidas foram fundamentais no ajustamento das propostas em construção e agradecemos a todos que estiveram presentes.
O momento atual é de afinar essas propostas por meio de mais uma rodada de discussões. Elas foram disponibilizadas à população por meio do site da prefeitura e agora serão apresentadas em seminário aberto ao público, para receber contribuições.
Considerando a complexidade do ordenamento territorial, onde são definidos zoneamentos e parâmetros urbanísticos, e o seu papel central no Plano Diretor, convidamos a todos os interessados para o seminário, voltado para o alinhamento das propostas à sua aplicabilidade local, sempre tendo como princípio o desenvolvimento urbano sustentável, fundado no direito de todas e todos à cidade.