PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É ASSUNTO DE AULA TEMÁTICA NO CAIC

754
0

Agosto é o mês símbolo da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no dia 7 de agosto do presente ano.
O projeto desenvolvido na Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC nas turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) foi realizado de forma multidisciplinar entre os professores. Sendo assim, os professores trabalharam o tema de forma dinâmica e contextualizada aos conteúdos curriculares previstos em cada turma, e também levando em consideração a faixa etária dos alunos para determinar a linguagem a ser utilizada.
Vídeos, mensagens e músicas foram utilizados em várias etapas do evento. Os alunos assistiram a alguns vídeos que tratavam especificamente da lei Maria da Penha e outros que vislumbravam as formas de convivência saudável. Logo após houveram momentos para leitura, com textos sobre o tema. Disponibilizamos informativos sobre a proteção a mulher, as características da violência nem sempre visível e das formas de prevenção, identificação e denuncia de situações opressoras. Esta ação visa sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca da violência contra a mulher e estabelecer uma nova cultura de compartilhamento e acolhimento nas situações adversas que cada caso envolve. Tratamos de maneira mais direcionada sobre os tipos de violência contra a mulher: moral, física, sexual, psicológica, financeira.