Programa de Ação Cultural do Governo do Estado será apresentado em Lafaiete

Acontece nesta terça-feira, dia 06/08, de 14h às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Conselheiro Lafaiete a apresentação do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura. O evento que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura terá como público-alvo, gestores, produtores culturais e artistas e contará com a palestra da superintendente de ação cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Janaína Cunha Melo. Ela apresentará os programas e editais da Secretaria de Estado de Cultura geridos pela Superintendência de Ação Cultural, responsável pela gestão de editais e programas que intensificam o fomento, a produção e a circulação cultural.

A apresentação dá início ao “Minas Território da Cultura”, que será desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com diversas prefeituras municipais, associações comerciais, instituições culturais locais, universidades, pontos de cultura e entidades como Sesi-MG, Sesc-MG e Sebrae Minas.

O programa visa à descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo 10 (dez) macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura. O programa é estruturado em três grandes eixos que abrangem toda a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação, além dos agentes relacionados ao setor: gestores públicos municipais, artistas, produtores e sociedade.

Até junho de 2014 o “Minas Território da Cultura” oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura ou pelo telefone: (31) 3769-9040.