Programa de Alfabetização é tema de encontro em Lafaiete

Programa_de_Alfabetizacao_03
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu no último dia 20, o II Encontro de Professores Alfabetizadores da Microrregião do Alto Paraopeba. Aproximadamente 300 profissionais de Conselheiro Lafaiete e dos municípios de Congonhas, Casa Grande, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Ouro Branco, Santana dos Montes, Queluzito e São Brás do Suaçuí.
Programa_de_Alfabetizacao_04
O encontro realizado no auditório do Centro de Ensino Superior (CES) teve o objetivo de avaliar e discutir as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Governo Federal em parceira com os municípios, que visa alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O programa é desenvolvido desde o ano passado nos municípios visando à melhoria do ensino e da aprendizagem.
Programa_de_Alfabetizacao_01
O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto abriu o encontro e ressaltou a importância da Educação está sendo discutida de forma ampliada entre os municípios da região. O prefeito destacou o trabalho dos professores que não medem esforços para garantir a qualidade da Educação nos municípios. “O que seria de nós se não existissem os educadores”, frisou Dr. Ivar.
Programa_de_Alfabetizacao_02
O coordenador de ações pedagógicas da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos destacou os resultados alcançados pelas escolas municipais no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O coordenador agradeceu o emprenho dos diretores, professores, bem como todos os profissionais que contribuíram para os resultados positivos.

Programa_de_Alfabetizacao_05
Coral de Libras da Escola Municipal “Meridional”

Na parte da manhã evento foi marcado com as apresentações do Coral de Libras da Escola Municipal “Meridional” e do professor e cantor lírico, Sheldon Resende de Carvalho. Em seguida houve palestra proferida pela mestra em Educação da UFSJ, Rachel Gomes Lau, que abordou o tema: “Produção de Texto na Escola e Gêneros Textuais”. À tarde houve apresentação cultural do músico Fernando Horizonte, e em seguida a palestra ministrada pelo mestre em Educação para a Ciência, Marcos Adriano de Almeida com o tema: “Alfabetização Matemática, Perspectivas e desafios na prática”.

Programa_de_Alfabetizacao_07
Professor e cantor lírico, Sheldon Resende de Carvalho

Em Conselheiro Lafaiete a equipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é composta por 01 coordenadora, 06 orientadoras de estudos e 120 professores alfabetizadores.