Início Destaque Programa de Educação em Saúde capacita servidores para atendimento ao diabético

Programa de Educação em Saúde capacita servidores para atendimento ao diabético

118

A Equipe Multidisciplinar de Matriciamento e Apoio à Atenção Primária em Saúde de Conselheiro Lafaiete – EMMAP, juntamente com a Diretoria do Departamento de Atenção Básica, em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, comemorado em 26/06, realizou na manhã de segunda-feira, 27/06, a Educação Permanente em Saúde – EPS para todo o departamento com o Tema: Vivências Multidisciplinares desenvolvidas no Programa de Educação em Saúde direcionado ao paciente com Diabetes Melitus.
O objetivo da EPS foi capacitar os servidores do Departamento de Atenção Básica, Médicos, Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde – ACS para orientação da comunidade diabética do município, atendendo a mesma na integralidade das condutas preventivas e promotivas relacionadas ao diagnóstico. A ideia central foi de forma conjunta dar o pontapé inicial para a criação de programa contínuo, que no coletivo pretende oferecer prevenção e promoção em saúde na doença base Diabetes Melitus. Em novembro o Departamento de Atenção Básica pretende lançar o programa que tem previsão de início em janeiro de 2023.
O Evento contou com a presença da Diretora de Atenção Básica, Sra. Rita de Kássia Silva Melo, que abordou a importância coletiva e humanizada direcionada aos diabéticos que ainda nos dias atuais, conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, ocorrem aproximadamente 25 mil óbitos por ano no Brasil em consequência da doença. Segundo o Atlas do Diabetes são 537 milhões de pessoas com Diabetes no mundo.