Início Desenvolvimento Econômico PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO – AGENTE DO TURISMO RURAL

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO – AGENTE DO TURISMO RURAL

400

Programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil.

Esperamos que seja compartilhado com outros países, visto que a metodologia é simples, facilitando o envolvimento de todas as atividades existentes no contexto turístico de cada país.

Objetivos: Qualificar profissionais para ações integradas de turismo com foco no meio rural, preparando-os com a visão do negócio turístico, possibilitando assim a criação de atividades econômicas, de emprego decente em áreas rurais e trabalhando também as chaves necessárias para que o turismo rural possa se desenvolver e ser uma alternativa socioeconômica sustentável, principalmente para pequenos e médios produtores rurais, promovendo a inclusão de jovens e mulheres nas atividades econômicas das propriedades.

Parcerias: As instituições parceiras são: Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / MG), Prefeituras, Governo Estadual e Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Federação dos Circuitos Turísticos, Sindicatos dos Produtores Rurais, Cooperativas de Crédito e Produtores Rurais.

Metodologia: O Programa é desenvolvido em 06 (seis) módulos com carga horária total é de 264 horas e com 10 a 15 participantes. Ao final de cada módulo (exceto o módulo 02) será elaborado um plano de negócios, possibilitando ao final do curso a realização de uma feira ou inauguração de um ponto de artesanato e um roteiro. Os módulos serão de preferência ministrados pelo mesmo instrutor, com intervalos de 21 a 30 dias para acontecerem. Todos os módulos são envolventes. No módulo 1 descobre-se os produtos e serviços a serem trabalhados conforme as potencialidades e particularidades e tem-se o conhecimento do mercado de trabalho. No módulo 2 vê-se a importância da segurança, abrindo a visão para a prevenção por todo o trade turístico. No módulo 3, os alunos conhecem a condução do turista em áreas naturais e histórico-culturais, a hospitalidade e o atendimento. A partir daí, descobrem a magia da roteirização turística, do serviço de hospedagem e alimentação, finalizando com a cadeia produtiva e formatação dos produtos por eles identificados.

Módulo Tema Carga Horária
  Levantamento das Potencialidades e Oportunidades Turísticas 40h
01 Produtos e Serviços Turísticos 40 h
02 Segurança nas Atividades Turísticas 32 h
03 Condução de Turistas 40 h
04 Roteirização Turística 40 h
05 Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação 40 h
06 Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos 32 h
TOTAL 264 horas

 

Certificação: Os participantes, para serem aprovados, devem ter uma frequência mínima de 80% (oitenta por cento) em cada módulo e serem aprovados em todos os 06 (seis) módulos ofertados.

Resultados: Como alguns resultados alcançados temos: profissionais aptos a atuarem na função de visitantes na região, como por exemplo no Parque Serra do Papagaio, Parque Nacional Serra do Gandarela a APA Mantiqueira e a RPPN Alto Montana; trilhas manejadas e sinalizadas pela turma para receber visitantes em Reservas, banco de dados elaborado pela turma que poderá subsidiar novos Guias Turísticos; proposta de projeto elaborado pela turma e enviado para o edital da Fundação Grupo Boticário com o objetivo de captar recursos para o turismo na Mantiqueira; roteiros turísticos formatados e testados na zona rural conectando trilhas, cachoeiras, pousadas, escola de, história e culinária; agência receptiva de turismo de aventura criada por participantes; envolvimento de artesões da comunidade na elaboração de trabalhos manuais; comunidade quilombola inserida no contexto turístico