Início Desenvolvimento Econômico PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO – AGENTE DO TURISMO RURAL

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO – AGENTE DO TURISMO RURAL

Programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil.

Esperamos que seja compartilhado com outros países, visto que a metodologia é simples, facilitando o envolvimento de todas as atividades existentes no contexto turístico de cada país.

Objetivos: Qualificar profissionais para ações integradas de turismo com foco no meio rural, preparando-os com a visão do negócio turístico, possibilitando assim a criação de atividades econômicas, de emprego decente em áreas rurais e trabalhando também as chaves necessárias para que o turismo rural possa se desenvolver e ser uma alternativa socioeconômica sustentável, principalmente para pequenos e médios produtores rurais, promovendo a inclusão de jovens e mulheres nas atividades econômicas das propriedades.

Parcerias: As instituições parceiras são: Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / MG), Prefeituras, Governo Estadual e Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Federação dos Circuitos Turísticos, Sindicatos dos Produtores Rurais, Cooperativas de Crédito e Produtores Rurais.

Metodologia: O Programa é desenvolvido em 06 (seis) módulos com carga horária total é de 264 horas e com 10 a 15 participantes. Ao final de cada módulo (exceto o módulo 02) será elaborado um plano de negócios, possibilitando ao final do curso a realização de uma feira ou inauguração de um ponto de artesanato e um roteiro. Os módulos serão de preferência ministrados pelo mesmo instrutor, com intervalos de 21 a 30 dias para acontecerem. Todos os módulos são envolventes. No módulo 1 descobre-se os produtos e serviços a serem trabalhados conforme as potencialidades e particularidades e tem-se o conhecimento do mercado de trabalho. No módulo 2 vê-se a importância da segurança, abrindo a visão para a prevenção por todo o trade turístico. No módulo 3, os alunos conhecem a condução do turista em áreas naturais e histórico-culturais, a hospitalidade e o atendimento. A partir daí, descobrem a magia da roteirização turística, do serviço de hospedagem e alimentação, finalizando com a cadeia produtiva e formatação dos produtos por eles identificados.

Módulo Tema Carga Horária
  Levantamento das Potencialidades e Oportunidades Turísticas 40h
01 Produtos e Serviços Turísticos 40 h
02 Segurança nas Atividades Turísticas 32 h
03 Condução de Turistas 40 h
04 Roteirização Turística 40 h
05 Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação 40 h
06 Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos 32 h
TOTAL 264 horas

Certificação: Os participantes, para serem aprovados, devem ter uma frequência mínima de 80% (oitenta por cento) em cada módulo e serem aprovados em todos os 06 (seis) módulos ofertados.

Resultados: Como alguns resultados alcançados temos: profissionais aptos a atuarem na função de visitantes na região, como por exemplo no Parque Serra do Papagaio, Parque Nacional Serra do Gandarela a APA Mantiqueira e a RPPN Alto Montana; trilhas manejadas e sinalizadas pela turma para receber visitantes em Reservas, banco de dados elaborado pela turma que poderá subsidiar novos Guias Turísticos; proposta de projeto elaborado pela turma e enviado para o edital da Fundação Grupo Boticário com o objetivo de captar recursos para o turismo na Mantiqueira; roteiros turísticos formatados e testados na zona rural conectando trilhas, cachoeiras, pousadas, escola de, história e culinária; agência receptiva de turismo de aventura criada por participantes; envolvimento de artesões da comunidade na elaboração de trabalhos manuais; comunidade quilombola inserida no contexto turístico