PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO É IMPLANTADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Desde o dia 15 de maio de 2018, o Programa Mais Alfabetização foi implantado nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino. As turmas contam com Assistentes de Alfabetização para apoiar os professores no processo educacional. A atuação dos assistentes é realizada em sala de aula, juntamente com o professor regente. Em Conselheiro Lafaiete foram contempladas 78 turmas em 17 escolas municipais urbanas e rurais totalizando 1580 alunos.

Segundo a Prof.ª Fátima Lisboa, diretora da Escola Municipal José Castellões de Menezes, esse novo olhar através do Programa Mais Alfabetização, é um apoio para que as políticas da educação aconteçam efetivamente.

A diretora da Escola Municipal Prof. Júlia Miranda Nogueira, Márcia Marques, considera o programa um grande apoio para garantir a alfabetização completa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular.

“Este programa é parte de um conjunto de ações entre MEC, Semed e Escola visando a melhoria da alfabetização. Sabemos que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e que necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios do processo de alfabetização, garantindo a equidade na aprendizagem. A alfabetização é a base para a aquisição de outros conhecimentos escolares”, revela o Secretário Municipal de Educação, Prof. Moisés Matias Pereira.

Todo o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, sendo responsável pela coordenação o Gerente de Supervisão de Ensino, Prof. Eduardo Souto. O Mais Alfabetização conta com um sistema de Monitoramento em tempo real. As escolas receberam verba do PDDE –  Programa Dinheiro Direto na Escola – para custear as atividades do programa. Outra ação do programa é a formação continuada de professores e assistentes, ainda durante o ano de 2018, em cronograma a ser divulgado pelo MEC.