Projeto Agita galera incentiva a prática esportiva e vida saudável

778
0

A manhã desta sexta-feira (30/08) foi de muita movimentação na Escola Municipal Jair Noronha com a realização do Projeto Agita Galera, que neste ano apresentou o tema “Atividade física sem barreias”. O projeto tem como principal objetivo incentivar a comunidade a mobilizar o maior número de pessoas para praticar a atividade física, bem como jogos de equipe, participar de brincadeiras e atividades esportivas. Com isso espera-se influenciar na adoção de hábitos saudáveis e ativos. Indiretamente, esta proposta reflete em outros âmbitos, como a socialização, o resgate das brincadeiras de rua, a cultura da paz, dentre outros tantos benefícios para a saúde do indivíduo e sua coletividade.

O evento contou com a parceria das Secretarias de Educação e Esporte e apoio da Unimed, Unipac e Flex Academia. A diretora da Escola Jair Noronha, Cleide Helena de Faria, informou que a proposta de realização do evento foi incentivada pela Secretaria de Esportes e a escola acolheu por acreditar na importância da atividade física tanto no desenvolvimento físico como no mental das crianças. Além disso, ela destaca que é uma estratégia para tirar as crianças e jovens das ruas e consequentemente da aproximação de drogas.

Ernani de Souza atleta profissional de reconhecimento nacional apresentou uma palestra para os alunos destacando a relevância da atividade física e orientando as crianças e jovens para a prática adequada. Ele disse que foi a primeira vez que participou de um evento como este e se sentiu muito bem. Ele acredita na necessidade destas atividades extraclasse na formação do cidadão e “direciona o adolescente para uma coisa saudável que é a prática esportiva”. Para aqueles que pretendem se tornar atletas Ernani orienta que o primeiro passo é descobrir um esporte que gosta e se dedicar muito. Ele lembra que existem várias instituições em Lafaiete que apoiam e treinam atletas em diversas modalidades.

No inicio da manhã a primeira atividade foi a corrida e os participantes tiveram a orientação da educadora física Carolina, do projeto movimente-se, com o alongamento antes da largada e o relaxamento na chegada. Em seguida a diretora, juntamente com o atleta Ernani, entregou as medalhas de premiação. As modalidades foram dividas nas categorias infantil, juvenil e adulto. 

Os corredores premiados foram: na categoria infantil masculino em primeiro lugar Daniel Marcos, em segundo lugar Leonardo, em terceiro Marcos. No infanto-juvenil masculino em primeiro lugar Marcelo e em segundo Cleyson. O campeão na categoria adulto masculino foi o corredor Adilson Lopes, que atualmente está treinando no Instituto Benjamim Constant no Rio de Janeiro e veio a Lafaiete especialmente para participar do evento. O segundo lugar na categoria adulto ficou para o professor Fabiano.

No Infantil feminino a classificação foi a seguinte em primeiro lugar Paloma, em segundo Samara e na terceira posição Alice. Na categoria adulto as premiações foram paras as professoras Viviane, que conquistou o primeiro lugar, Sayonara em segundo e Daiane em terceiro.

Após a premiação foi oferecido um lanche saudável composto de frutas e sucos e iniciaram-se outras atividades como cama elástica, ginástica, dança, Tae bo, queimada, futsal, ping-pong, totó, peteca.