Projeto de recuperação da sub-bacia do rio Bananeiras será apresentado à comunidade

1146
0

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Departamento Municipal de Meio Ambiente promovem no próximo sábado, 22/06, no distrito de Buarque de Macedo, em Conselheiro Lafaiete reunião para a apresentação do projeto de recuperação hidroambiental da sub-bacia do rio Bananeiras. 

A reunião acontece ás 8h, no salão da igreja de São Sebastião e contará com a participação de membros da empresa responsável pela execução do projeto. O diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio da Silva informou que durante a reunião a empresa apresentará à comunidade todas as ações socioambientais e detalhes do projeto com as áreas contempladas. Segundo o diretor o projeto prevê a construção de barraginhas, cercamento e proteção das nascentes evitando o assoreamento do rio, além do plantio de árvores. 

Ainda segundo Marco Antônio o projeto não gera gastos para a administração municipal e nesta primeira etapa as ações vão contemplar a parte do rio que vai da sua cabeceira localizada na divisa com a cidade de Cristiano Otoni até a localidade de Buarque de Macedo. “É importante a participação da comunidade na reunião para conhecer o cronograma de execução do projeto”, frisou o diretor. 

O presidente da Associação Comunitária do Distrito de Buarque de Macedo, Marcelo Vani Lopes da Silva que vem atuando no trabalho de conscientização da comunidade afirmou que os moradores já aguardavam a realização de ações na nascente do rio Bananeiras. Segundo ele, através da reunião a comunidade terá uma visão do que será feito. “Nós ainda não vimos um trabalho tão grandioso como este que com certeza vai mudar a vida da nossa comunidade”, relatou Marcelo.

O projeto é uma realização do Comitê Bacia Hidrográfica Rio São Francisco em pareceria com o Cibapar (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba), Agência Peixe Vivo e administração municipal. Serão investidos R$ 480 mil reais na execução do projeto e os recursos são do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.