Realizada 231ª Reunião da AMALPA

IMG_3605No dia 28/07, foi realizada a reunião da AMALPA na Fazenda Paraopeba situada na cidade de Conselheiro Lafaiete, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito anfitrião Mário Marcus, o Vice-Prefeito também anfitrião Dr. Marco Antônio, o Presidente da Câmara de Conselheiro Lafaiete Sandro José, o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete Dr. Glauco Peregrino, o Secretário Adjunto da Cultura do Governo de Minas Gerais João Miguel, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Governo de Minas Gerais Pedro Leão, Chefe de Gabinete Douglas Henriques, representando o Deputado Glaycon Franco e o Diretor Institucional da Ferrous Mineradora Cristiano Parreras.

Logo após o hasteamento das bandeiras, a Fazenda Paraopeba foi oficialmente entregue ao município, onde foi colocada a Placa com os seguintes dizeres: “Restauro Fazenda Paraopeba – Construída em duas etapas, a primeira no século XVIII, referente à ala térrea e a segunda no século XIX, correspondente ao sobrado.

O Prefeito Mário Marcus iniciou a reunião falando sobre a história da Fazenda Paraopeba, ressaltando que ela pertenceu ao Inconfidente Alvarenga Peixoto, discorreu sobre o procedimento de restauração e agradeceu a todos os envolvidos presentes, incluindo o IEPHA que deu um importante auxílio. “A cada reunião sentimos a presença maior de todos os prefeitos e demais autoridades, isso só fortalece mais a AMALPA e toda a nossa região”.

O Dr. Glauco Peregrino iniciou sua fala, mostrando enorme satisfação depois de muitos anos conseguir entregar a Fazenda para a cidade de Conselheiro Lafaiete e toda a região, que foi feito um resgate da cultura e patrimônio histórico, agradeceu a todos os prefeitos de mandatos anteriores que contribuíram de alguma forma para que a obra acontecesse, além da SOREAR, Ministério Público, Municípios, IEPHA e Ferrous Mineração, que analisaram os projetos e contribuíram na restauração. Deixou um recado para o empresariado, para que estude a viabilidade econômica dos imóveis, para que juntos, possam dar vida a imóveis históricos abandonados e que a população passe a usufruir destes.

O Diretor da Ferrous Cristiano Parreras, apresentou um vídeo com todas as fotos da Fazenda, antes da obra, durante e depois de finalizada, explicando cada parte do imóvel e tudo que eles fizeram para manter viva a cultura daquele lugar.

O Secretário Adjunto João Miguel, parabenizou as parcerias para que conseguissem entregar a história ao município de Conselheiro Lafaiete, e reafirmou que a cultura é a maneira certa de governar, são com obras e projetos culturais que todos conseguirão resgatar o povo. “O tesouro daqui, é a história, devem se apropriar disso para restaurar o sentido de pátria, nação e povo, todas as cidades devem se aproveitar disso”.

O Subsecretário de Estado Pedro Leão, que foi representando o Secretário Wadson Ribeiro, falou de todas as riquezas que tem nas cidades, ressaltou a importância dos patrimônios históricos. A pauta principal hoje é o desenvolvimento e deve-se manter a cultura viva. Apresentou um projeto para transformar o campo das vertentes no Polo Nacional de Artesanato, além de dar devido conhecimento para os equinos como animais culturais que representam Queluz de Minas, Conselheiro Lafaiete.

O Diretor da Ferrous, entregou oficialmente a Fazenda e entregou um livro contendo a Caracterização Ambiental Regional, Patrimônio Cultural, Contextualização Histórica, Caracterização Arqueológica e Plano de Manejo.

O Prefeito Mário Marcus, anunciou que a próxima reunião será na cidade de Senhora de Oliveira à convite do Prefeito Ricardo Silvino.