Realizada a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

1824
0
O Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram na tarde de hoje (21), no Centro de Referência do Idoso (CRI), a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema central: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.

Composição da mesa de honra: Nozinho (representante dos usuários), Evanézio Miranda (palestrante da SEDESE), Magna Cupertino (secretária da SMDS), Maria Lúcia (Presidente do CMI) e Pedro Américo (vereador representante do Legislativo)

 

Na abertura da Conferência foi executado o hino nacional com os presentes: autoridades, conselheiros municipais, representantes de entidades, usuários da política do idoso, trabalhadores do SUAS e servidores municipais.
O momento cultural foi uma bela apresentação do grupo Lesma (Liga Ecológica Santa Matilde).

Osmir e Wagner durante a apresentação
O palestrante Evanézio Fidêncio Miranda foi o responsável por discorrer sobre o tema central da Conferência (apresentação em power point). Evanézio é psicólogo e especialista em Gerontologia pela PUC Minas. Pós- Graduado: Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas pela UNA – BH. Técnico: Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso (CEPID)/Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania – SEDPAC e idealizador do Projeto Social SUPERAR SABARÁ.

A presidente do CMI, Maria Lúcia,  presenteou Evanézio com uma singela lembrança
Cerca de 130 pessoas, considerado um público bom, participaram ativamente da Conferência.
Os eixos propostos na Conferência foram divididos em quatro e discutidos em grupos de trabalho, que contaram com um coordenador e um relator.

1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Coordenação: Maria Lúcia e Eliete

2)Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

Coordenação: Luana e Flávia

3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Coordenação: Tatiana e Vagner

4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Coordenação: Kênia e Grace
Os delegados foram eleitos em plenária para participarem da Conferência Estadual que será realizada na cidade de Belo Horizonte em setembro.
Delegados titulares e suplentes representantes da sociedade civil com o gerente da SMDS Vagner Valentino
Delegados titulares e suplentes representantes governamentais
Constituíram a Comissão organizadora da 5ª Conferência, os seguintes representantes: Maria Lúcia Papatella da Silva – presidente do Conselho Municipal do Idoso; Dulce Marcenes Rodrigues de Almeida – Conselho Municipal do Idoso; Luana Pereira Resende – Conselho Municipal do Idoso; Flávia Moreira Pacheco – Conselho Municipal do Idoso; Elizabete Batista Cornélio – Conselho Municipal do Idoso; Margareth Ramalho Rodrigues- Conselho Municipal do Idoso; Nícia da Silva- representante da Casa dos Conselhos; Ana Caroline Santos Francisco – representante da Casa dos Conselhos; Vagner Valentino da Silva- Gerente de promoção humana; Tatiana Borges- representante da Vigilância socioassistencial.