Rede Municipal de ensino inicia projeto de Educação Empreendedora nas escolas

2115
0

Na primeira etapa do projeto os diretores das escolas da rede municipal de ensino de Conselheiro Lafaiete receberam capacitação em Educação Empreendedora com ênfase em Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental. A ação é fruto do planejamento estratégico municipal lançado no ano passado. Foi realizada em parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), a Associação Comercial (ACIAS) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com o SEBRAE que ministrou o curso de capacitação.
Segundo o Secretário de Educação, Moisés Matias, nas etapas seguintes serão capacitados os analistas educacionais, professores e demais servidores, que desenvolverão os projetos de empreendedorismo, com a criação e implantação nas escolas e transmitirão aos alunos conhecimentos da área de forma transversal (dentro das disciplinas já existentes).
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana a ideia partiu de uma experiência positiva que foi implantada no estado do Rio Grande do Sul. “No ano passado foram feitas visitas técnicas em Lajeado/RS e Gramado. Em ambas as cidades identificamos a transformação social promovida pela educação. Em Lajeado com o cooperativismo e em Gramado com o turismo, que integram a matriz curricular escolar”, ressaltou Rafael.
A iniciativa foi bem recebida e aprovada pelos diretores das escolas. “O curso de capacitação proporcionou-nos uma visão geral do que é o empreendedorismo e sua relevância na sociedade atual. Também foi possível entender as diversas maneiras de aplicá-lo aos nossos alunos no cotidiano escolar respeitando a capacidade de cada aluno de acordo com a faixa etária e nível de conhecimento”, ressaltou Eduardo Souto, Diretor da Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC.