Início Destaque Rede Municipal de ensino inicia projeto de Educação Empreendedora nas escolas

Rede Municipal de ensino inicia projeto de Educação Empreendedora nas escolas

Na primeira etapa do projeto os diretores das escolas da rede municipal de ensino de Conselheiro Lafaiete receberam capacitação em Educação Empreendedora com ênfase em Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental. A ação é fruto do planejamento estratégico municipal lançado no ano passado. Foi realizada em parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), a Associação Comercial (ACIAS) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com o SEBRAE que ministrou o curso de capacitação.
Segundo o Secretário de Educação, Moisés Matias, nas etapas seguintes serão capacitados os analistas educacionais, professores e demais servidores, que desenvolverão os projetos de empreendedorismo, com a criação e implantação nas escolas e transmitirão aos alunos conhecimentos da área de forma transversal (dentro das disciplinas já existentes).
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana a ideia partiu de uma experiência positiva que foi implantada no estado do Rio Grande do Sul. “No ano passado foram feitas visitas técnicas em Lajeado/RS e Gramado. Em ambas as cidades identificamos a transformação social promovida pela educação. Em Lajeado com o cooperativismo e em Gramado com o turismo, que integram a matriz curricular escolar”, ressaltou Rafael.
A iniciativa foi bem recebida e aprovada pelos diretores das escolas. “O curso de capacitação proporcionou-nos uma visão geral do que é o empreendedorismo e sua relevância na sociedade atual. Também foi possível entender as diversas maneiras de aplicá-lo aos nossos alunos no cotidiano escolar respeitando a capacidade de cada aluno de acordo com a faixa etária e nível de conhecimento”, ressaltou Eduardo Souto, Diretor da Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC.