Saúde alerta para o risco da contaminação doméstica e apresenta formas de prevenção e cuidados

2754
0

Os cuidados para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, causador da COVID-19, são fundamentais em locais públicos, ambientes de trabalho e dentro dos domicílios onde a prática de higienização e limpeza deve ser reforçada. A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de manter as medidas preventivas e seguir os protocolos a fim de proteger todos que coabitem o ambiente doméstico, principalmente neste período de isolamento social quando as pessoas têm passado mais tempo em casa.
Um dos grandes problemas do Coronavírus é que ele se propaga facilmente de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva ou muco que saem da boca ou do nariz durante a fala, tosse ou espirro. Também pode ser propagado por meio do compartilhamento de objetos e contato com superfícies contaminadas ou contato físico com outras pessoas, como um simples aperto de mão. Quando a pessoa apresenta sintomas é o período mais sério para a transmissão, no entanto, pessoas assintomáticas também podem transmiti-lo.
A contaminação do ambiente domiciliar pode ocorrer quando os familiares saem de casa e ao retornarem não tomam os cuidados básicos de higienização e limpeza.
Para evitar esta contaminação é preciso observar as seguintes recomendações:
-Se possível, retirar as roupas, calçados e lavar as mãos na parte externa da casa. Se não for possível, fazê-lo próximo à porta.
– Ao entrar não cumprimentar crianças ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos.
– Não tocar em objetos antes de lavar as mãos;
– Se possível, tomar banho assim que chegar;
– Sempre higienizar calçados, mochilas e bolsas de uso diário. Se possível, deixar fora de casa ou em ambiente separado;
– Desinfetar qualquer alimento ou objeto que tenha trazido de fora.
– Manter os ambientes arejados e ventilados, com ar circulando por portas e janelas;
-Higienizar animais domésticos antes de entrar em casa.
Quando tiver um familiar contaminado, mantê-lo em isolamento dos demais membros da família; separar todos os utensílios e vasilhames para uso pessoal, como talheres, copos, pratos, que inclusive devem ser lavados separadamente ou descartados em sacos plásticos vedados; trocar as roupas de cama e desinfetar o ambiente diariamente. As pessoas da casa devem evitar contato direto com o paciente em isolamento, procurando manter distância mínima de dois metros. Caso o contato seja necessário, o paciente deve estar com máscara cirúrgica.
O vírus é novo e ainda não tivemos o contato e o tempo suficiente para adquirirmos imunidade contra ele, portanto como os estudos ainda estão em andamento e as informações estão sendo atualizadas constantemente, o melhor é nos prevenirmos. Fique atento às formas de prevenção:
-Lavar sempre as mãos antes de tocar no nariz, boca e olhos; depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz; após; após tocar em qualquer superfície, dinheiro, celular, telefone, computador, lixeira, elevador, corrimão, objetos de outras pessoas, maçanetas, portas e outros.
– Use álcool em gel;
– Use máscara em todos os locais públicos e de forma correta;
– Evite aglomerações.