Saúde do trabalhador foi foco de eventos no fim de semana em Lafaiete

A saúde do trabalhador foi tema central de eventos realizados no último fim de semana em Conselheiro Lafaiete. Nos dias 24 e 25 de abril, o município sediou a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador. O evento aberto à participação da comunidade foi realizado no auditório da Unipac Lafaiete, no bairro Gigante e reuniu trabalhadores e representantes de sindicatos e de entidades ligadas à saúde dos trabalhadores.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, que participou da abertura oficial destacou a importância da conferência para a troca de ideias e elaboração de propostas. “Que as propostas levadas às esferas estadual e federal sejam transformadas em políticas públicas e aplicadas em prol do trabalhador. Cuidar da saúde do trabalhador não é apenas prevenir, mas promover a saúde proporcionando melhor qualidade de vida para eles”, frisou Dr. Ivar.

Já secretário municipal de Saúde, Wagner Costa Coelho ressaltou a necessidade de realizar ações voltadas para a saúde do trabalhador. “Quando um trabalhador adoece compromete a estrutura da família que depende daquela pessoa. Por isso é importante que o trabalhador tenha uma assistência médica de qualidade. Como secretário de saúde eu gostaria de contar com o apoio de empresas privadas pois os recursos são mínimos e as necessidades são muitas. Uma proposta que apresento nesta conferência é discutir de que forma as empresas podem contribuir com o SUS”, destacou o secretário.

Durante a conferência também houve palestras e elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, sendo palestrantes: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova; o médico do trabalho, Dr. Carlos Reinaldo de Souza; o secretário adjunto de Saúde, Roberto Santana, e o assessor da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Fernando Eliotério.

Final de semana do servidor

Nos dias 26 e 27, o Sindicato dos Servidores Públicos de Conselheiro Lafaiete , com apoio da prefeitura municipal realizou o 1º Fim de Semana do Servidor Público na praça do Cristo. Durante o evento houve atividades físicas, emissão de carteira de trabalho e corte de cabelo gratuito, além de atendimento de serviços de saúde como aferição de pressão, exame de glicêmico e saúde bucal.

Atrações musicais como Pop 3 e Daniel Bittencourt animaram o público no sábado.

Já no domingo o destaque foi a 1ª Corrida 5 Km Saúde do Servidor Público, que reuniu atletas de Conselheiro Lafaiete e de outras cidades.

A corrida teve como vencedor na categoria masculina o atleta, Wesley Sérgio. Em seguida cruzou a linha de chegada, José Ramos Dias. O 3º lugar ficou com Valdir Matos de Almeida, seguido de Emerson Rodrigo Cirilo, em 4º lugar e Luciano Chaves, que ficou em 5º.

Na categoria feminina a vencedora foi a atleta Érica Vieira e o 2º lugar ficou com Thais Macedo. O 3º lugar foi de Joelma Santos Silva, seguida por Érica Paiva, em 4º lugar e Marta Silveira Miranda, que ficou em 5º.

Todos os participantes da corrida receberam medalhas e os atletas que cruzaram a linha de chegada do 1º ao 3º lugar receberam premiação em dinheiro. Ao todo foram distribuídos mais de R$ 4 mil reais em premiação.

Servidores municipais e parceiros do evento também foram homenageados com medalha pelo Sindicado dos Servidores Públicos (SISPCLA).

Assessoria de Comunicação – PMCL