Saúde intensifica campanha de vacinação a fim de atingir a meta para grupos prioritários

1322
0

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunizações, está realizando desde o dia 10 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza e busca alcançar a meta da campanha proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 90% das pessoas que pertencem aos grupos prioritários. De acordo com a Enfermeira Referência Técnica em Imunização, Ana Paula de Castro Meireles, o último balanço apontou índice de 68,96% dos grupos prioritários para a vacinação em Lafaiete, sendo que já foram vacinados 5.071 crianças (60,67%); 1.987 trabalhadores da saúde (82,35%); 708 gestantes (56,24%); 166 puérperas (80,19%); 10.806 idosos (79,70%); 709 professores (45,48%. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não recebeu vacina deve procurar os Postos Estratégia Saúde da Família e Unidade Central de Vacinação, no horário de 08:00 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira. A campanha de vacinação segue até 31 de maio.
Segundo informação da Enfermeira Ana Paula do Setor de Imunizações a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. O Objetivo da vacinação é reduzir as complicações causadas pelo vírus, às internações e a mortalidade. A vacina é segura e eficaz, e não causa gripe, é produzida por vírus inativado, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não causa doença. Processos agudos respiratórios (gripe e resfriado) após a administração da vacina significam processos coincidentes e não estão relacionados com a vacina. Ela alerta que é preciso ficar atento à contraindicação, pois as pessoas com história de reações alérgicas a doses anteriores e febre persistente por 03 dias ou mais não devem se vacinar. Mais informações na Unidade de Vacinação, que fica na Avenida D. Pedro II, 178, Bairro São Sebastião ou pelo telefone (31) 769-2624.
Os grupos etários estabelecidos pelo Ministério da Saúde são:
✓ Gestantes (em qualquer idade gestacional),
✓ Puérperas ( todas as mulheres no período até 45 dias após o parto),
✓ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade,
✓ Trabalhadores de Saúde (Trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade),
✓ Crianças de 06 meses a menores de 06 anos(5 anos,11 meses e 29 dias),
✓ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional,
✓ Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas,
✓ Pessoas portadoras de doenças crônicas (mantém-se necessário a prescrição médica).
✓ Professores (escolas públicas e privadas)
✓ Povos indígenas.

Sobre a Gripe e a situação em Conselheiro Lafaiete
De acordo com o Gerente da Vigilância Epidemiológica de Conselheiro Lafaiete Diogo Dias Silva, em Lafaiete a situação está sob controle sendo que até o dia 21/05 o município registrou dois casos, sendo que um foi descartado, mas evoluiu para óbito por outro diagnóstico, e o outro caso confirmado, mas o paciente já teve alta hospitalar e passa bem.
Ele explicou que clinicamente, a gripe (influenza) inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os demais sintomas são muito intensos nos primeiros dias da doença. Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre. Os sintomas podem variar de intensidade em crianças, adultos e idosos.
Ainda segundo informações técnicas, a vacina é uma das principais medidas preventivas para influenza, e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
Para evitar a gripe ou a sua transmissão o setor de saúde recomenda medidas preventivas como higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz, evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Também deve-se manter ambientes arejados e ventilados, manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.