Secretaria de Saúde realiza “Dia D” de combate as endemias

WhatsApp Image 2017-11-21 at 08.37.48A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, dentro do Programa de Educação em Saúde e em parceria com a Polícia Militar realizou o “Dia D” de Combate a Endemias. O objetivo foi reforçar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O evento foi realizado na Praça Pimentel Duarte e contou com a participação dos alunos integrantes do Projeto Agente Mirim de Combate a Endemias. As equipes realizaram uma blitz educativa.
Os organizadores esperam como resultado mobilizar a população nesta luta e disseminar a importância de se combater o mosquito todos os dias. Além disso, foi um momento relevante para divulgar e reforçar que as pessoas devem redobrar os cuidados, e observar periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti.
O Prefeito Mário Marcus apoiou a iniciativa e reafirmou que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias tem feito sua parte. Destaca que o setor tem recebido o suporte necessário para a realização do trabalho de prevenção, porém, ressalta que a participação da população é de extrema importância para se obter um resultado positivo e prevenir ocorrências de casos das doenças em Lafaiete.