Secretaria de Saúde reativa Comitê Municipal de Mobilização contra Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika

482
0

CAM00258[1]

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika, a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro está reativando o Comitê Municipal de Mobilização.  Esta ação visa a sensibilização e mobilização de toda a sociedade para o controle da população do mosquito transmissor destas doenças. Foram convidados representantes de diversos segmentos, como instituições educacionais, religiosas, conselhos de classe, entidades públicas, privadas e sociedade civil organizada. O primeiro encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, na última quinta-feira, 17/12. Na ocasião, foram apresentados dados sobre o quadro epidemiológico da dengue, vírus zika e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além de apresentada a proposta de reativação e reestruturação do comitê municipal. “O comitê é uma importante estratégia de combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois reúne a sociedade nesta luta. É relevante mostrar às pessoas que só conseguiremos controlar a proliferação do mosquito com a participação e colaboração de todos”, destacou Kátia Matos, responsável pelo setor de educação em saúde.  

O Comitê Municipal de Mobilização contra o Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika tem a função de propor, implantar, coordenar, avaliar e acompanhar ações de mobilização social em âmbito municipal. Deve propor ações de prevenção e controle do mosquito transmissor. Já no primeiro encontro as instituições convidadas manifestarem disposição em compor o novo comitê. O coordenador do setor de combate a endemias, José Elias de Souza destacou a confiança do setor no novo comitê. “Sabemos que poderemos contar com a colaboração de todos os segmentos para implantarmos ações efetivas que resultem em uma mudança de comportamento e motive a população a ficar mais atenta quanto à prevenção e cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito”, enfatizou Elias.

CAM00260[1]

A próxima reunião será realizada em janeiro de 2016, ocasião em que será  votado o regimento interno e escolhidos os cargos necessários à organização e funcionamento do comitê.

Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika em Conselheiro Lafaiete

Até o momento a Secretaria de Saúde registrou 76 casos de Dengue, sendo 53 casos autóctones, ou seja, que foram infectados no próprio município e 23 importados, que já vieram contaminados de outros locais.

Ainda não há suspeitas de casos de Vírus Zika e Febre Chikungunya na cidade.