SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA MEDALHA E CERTIFICADOS AOS ALUNOS QUE SE DESTACARAM NAS OLIMPÍADAS

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 20/11/19 a cerimônia de entrega dos certificados e medalhas aos alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Conselheiro Lafaiete, que se destacaram nas seguintes Olimpíadas: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, Olimpíada GEOBRASIL, XXII Olímpiada Mineira de Química, Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Química Júnior.
Tais Olímpiadas têm o cunho pedagógico de destacar as ações promovidas em cada conteúdo educativo com o objetivo de levar a ciência e educação para milhões e milhares de brasileiros estimulando o crescimento e desenvolvimento ético do indivíduo na sociedade em que está inserido.
A Semed apoiou a realização da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e das demais Olimpíadas em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino. Este estímulo é fundamental na educação, pois transforma a obrigação em prazer, eleva a autoestima e a confiança dessas crianças e jovens, abrindo caminhos para a construção de um país melhor.
As ações de valorização do aluno e do professor orientador transformam a vida dos estudantes, de seus familiares, de sua escola e de toda a comunidade em torno, e faz parte da construção de um país que tem o sonho de ter a educação em primeiro lugar.
Compuseram a mesa de honra o Secretário Municipal de Educação, Prof. Moisés Matias Pereira, o Vereador Washington Fernando Bandeira, Presidente da Câmara Municipal, os Vereadores Pedro Américo e José Lúcio e os diretores Edilvânia Valéria Diniz Vieira Resende e Eduardo Filipe de Miranda Souto.
Também estiveram presentes na solenidade os assessores da Semed, os diretores das escolas municipais, Analistas Educacionais/Pedagogos, Professores, alunos, pais, servidores e comunidade escolar.
O cerimonial ficou a cargo da Profª Rosângela da Silva Eugênio e Silva, Técnica da Semed.
Na abertura da solenidade o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pelos alunos e ex-alunos da Escola Municipal “José Castellões de Menezes”, sob a orientação da servidora Itaíres Cristiane da Silva.
O Prof. Moisés Matias Pereira destacou os excelentes resultados e a importância desta conquista para o município, ressaltando que a cada ano o interesse dos alunos pela Olimpíada é expressivo. Felicitou também os demais estudantes que se envolveram nas competições, pois mais importante do que competir é a oportunidade da experiência e o aprofundamento do conhecimento e da descoberta.

Expôs que merecem honroso destaque os professores das diversas disciplinas que se empenharam nas atividades de forma transdisciplinar com a temática, cujas provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

Asseverou que esta conquista é o fruto de um trabalho de excelência de todos profissionais da Rede Municipal de Ensino, Professores, Analistas Educacionais/Pedagogos, Diretores, equipe das escolas e também dos pais, pois todos são os responsáveis por mobilizar, incentivar e preparar os alunos.
Manifestou que o trabalho desenvolvido e a valorização constante da educação do município gera ainda mais estímulo e motivação na continuidade da formação escolar e demonstrou seu orgulho em compartilhar desta grande e merecida conquista dos estudantes.
Por fim, revelou que são excelentes as estatísticas alcançadas pela Rede Municipal de Ensino no ano de 2019, sendo:
• 78 medalhas na OBA;
• 01 Medalha de prata e 04 menções honrosas na ONC;
• 01 medalha de bronze na OBQJr;
• 30 medalhas na Olimpíada Geobrasil;
• 10 certificados na XXII Olimpíada Mineira de Química.

Todos os alunos participantes receberam certificados emitidos pela organização dos eventos. Os alunos de maiores notas, foram premiados com medalhas entre ouro, prata e bronze. O diretor e professor representante da escola receberam certificado de participação na OBA. Também foi enviado um certificado em nome da Escola.

Escolas Municipais Condecoradas:
E.M. Prof. Doriol Beato