Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com a Associação Mães Unidas pela Deficiência

Nesse mês de outubro, a Secretaria Municipal de Educação realizou um importante encontro entre o Secretário Municipal de Educação, Prof. Albano e representantes da AMUPD (Associação Mães Unidas pela Deficiência), as senhoras Rafaela e Josie. Também participaram deste momento, a Diretora de Ações Pedagógicas, Professora Edilvânia Resende, os vereadores, Osvaldo Barbosa e Damires Rinarlly.
O encontro marcou a parceria entre a SEMED e AMUPD em busca de maior envolvimento da Associação nas unidades escolares, levando informações importantes e compartilhando experiências enriquecedoras na construção de um ambiente escolar harmonioso e inclusivo.
As mães representantes relataram suas histórias e lutas diárias que são de todas as outras mães e ainda falaram sobre o preconceito que, infelizmente, é realidade ainda nos dias atuais.
Para o Secretário, a Educação Especial é um tema bastante caro e tem se empenhado em trazer melhorias para este público. Neste ano, foram realizadas duas formações para os profissionais de apoio à inclusão e está acontecendo a organização para a terceira. A Prefeitura conta hoje com 300 profissionais de apoio aos alunos público da Educação Especial. Também já foram inauguradas 2 Salas de Recursos Multifuncionais, nas Escolas Jadir Pinto de Azevedo e Meridional e ainda no mês de outubro será inaugurada mais uma unidade, agora, na Escola Municipal “Professor Doriol Beato”. Para o início do ano de 2023, já são previstas mais 3 salas. Estas salas são para o atendimento no contraturno como atendimento suplementar ou complementar realizado pelo professor de atendimento educacional especializado. Este profissional, além da graduação precisa ter a especialização em Educação Especial a fim de garantir a melhor qualidade do atendimento.
O trabalho coletivo traz benefícios aos nossos alunos e isto é o mais importante.
Para encerrar, o Secretário ressalta que a Semed está de portas abertas para receber a associação e juntos traçar um percurso de sucesso aos nossos aprendentes.