Secretaria Municipal de Educação realiza palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 29 de agosto, no auditório da SEMED, em parceria com a empresa Azimute Med, do Rio de Janeiro, palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença degenerativa cujo principal sintoma é a fraqueza muscular severa que começa nos membros inferiores. Participaram do evento profissionais da Educação e Saúde.

A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta Vanessa Rodrigues Adeodato funcionária da empresa Azimute Med, que apresentou para o público presente as fases do desenvolvimento de uma criança e quais os sinais que podem identificar a presença da doença. O objetivo da palestra além das informações relevantes quanto a Distrofia Muscular de Duchenne, foi ressaltar como o professor pode ter um olhar diferenciado sobre esse estudante em sala de aula .

Para a professora Darlene Ligia Meireles de Almeida, coordenadora do setor de Inclusão, “as orientações foram essenciais e esclarecedoras, pois na rede municipal de ensino, temos estudantes com essa distrofia degenerativa.” Afirmou ainda que se faz necessário compreender sobre o assunto que é pouco conhecido pela sociedade de modo geral. A professora ressaltou que a palestra veio em um momento muito oportuno para a identificação dos possíveis estudantes com Distrofia Muscular de Duchenne .

O Secretário Municipal de Educação Prof. Moisés Matias Pereira, participou da palestra e também exaltou a ação da SEMED na busca constante do conhecimento, como forma de direcionar e garantir a inclusão de todos os alunos no processo ensino-aprendizagem. Encerrou sua fala afirmando que: “A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”