Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha com exames gratuitos de espirometria

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 22/02/2019 a segunda campanha para o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, em pacientes usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no âmbito do município de Conselheiro Lafaiete, por meio da realização de exames de ESPIROMETRIA.

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é a manifestação conjunta da bronquite crônica e do enfisema pulmonar e geralmente acomete fumantes e ex- fumantes com mais de 40 anos. Como não tem cura, requer acompanhamento especializado constante para controlar os sintomas, melhorar a falta de ar e diminuir as exacerbações (crises).
Embora a medicação faça parte da rede de distribuição gratuita do SUS, o exame de ESPIROMETRIA atualmente não é oferecido pela rede municipal de saúde.
O projeto se justifica pela necessidade de identificar os possíveis casos na população de Conselheiro Lafaiete para encaminhar os pacientes ao tratamento correspondente.

Essa ação é realizada nos termos do Convênio de Cooperação Técnica celebrado em 2018 entre o município de Conselheiro Lafaiete, com a interveniência da Secretaria Municipal de Saúde, e a BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA.