SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CAIC FOI REPLETA DE ATIVIDADES

1703
0

Há um ditado popular muito famoso que diz que “é de pequenino que se torce o pepino”. A explicação da expressão está no fato de que é possível direcionar o crescimento desta planta até a colheita. Isso é semelhante ao que ocorre quando alguém apresenta um comportamento às crianças da creche. Neste momento, elas agem muito por repetição, imitando o comportamento dos adultos ou dos colegas.

Esta atitude pode ser aproveitada para o que costuma ser um problema para muitos pais: a alimentação. Comer corretamente pode ser ensinado aos pequenos e é uma estratégia muito mais eficiente do que fazer barganhas ou prometer doces caso comam frutas e verduras. É fundamental que a criança não cresça associando comida saudável a um dever que será recompensado com algo que ache mais gostoso.

A cada dia é possível encontrar mais e mais casos de crianças que consomem alimentos gordurosos e ultra processados diariamente, o que as impede de crescer adequadamente, e pode influenciar diretamente na dificuldade de concentração e nas atividades rotineiras, como estudar e brincar.

É comum que os pequenos se precipitem ao afirmar que não gostam de uma comida, principalmente se ela não for colorida, vistosa, doce ou já conhecida. Ajudar a mudar este hábito indicando boas alternativas para as refeições e mostrando que comida saudável pode sim ser muito gostosa.

Visto isso, é fundamental dedicar-se em formas de trabalhar uma alimentação saudável na creche, a fim de promover e incentivar bons hábitos alimentares.

As professoras da creche da Escola Municipal Dr. Rui Pena – CAIC sempre incentivam as crianças quanto à necessidade de se alimentar bem e na semana da alimentação saudável os alunos da creche tiveram aulas, atividades e brincadeiras para que se conscientizem, desde pequenos, da importância de se manter uma alimentação saudável. Um trabalho feito com muito empenho, dedicação, planejamento e organização.

O diretor da escola Prof. Eduardo Souto e as coordenadoras pedagógicas Katilene Leroy e Wanderléia Moreira parabenizaram as professoras e demais servidores envolvidos pelo excepcional trabalho realizado durante a semana.