Semana do Desenvolvimento Econômico é realizada com sucesso

700
0

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete realizou com sucesso a II Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável no período de 14 a 20 de setembro.

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_04
Palestra na Escola Municipal “Professor Doriol Beato”.

Durante sete dias, pessoas de Lafaiete e região tiveram a oportunidade de participar gratuitamente de palestras, oficinas, recital de poesias, gincanas, plantio de mudas, trekking, doação e lançamento de livros e festival gastronômico, tendo como foco a indústria e comércio, agropecuária, turismo, sustentabilidade, geração de emprego e renda, diversificação da economia local, melhoria da qualidade de vida e gastronomia.

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_02
Palestra “Motivação a partir da Excelência, Inovação e Atitude”.

A semana foi aberta através da palestra Motivação a partir da Excelência, Inovação e Atitude”, proferida por William Caldas do SEBRAE; um sucesso de público. William foi eleito em 2009 pela Editora 3C do Rio de Janeiro, como um dos 30 maiores especialistas em motivação do Brasil.

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_01
Abertura da Semana do Desenvolvimento Econômico.

Apesar do evento ocorrer num momento de crise no país, principalmente a financeira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova fez uma avaliação bastante positiva. “A crise existe, mas não podemos cruzar os braços diante dela. Precisamos agregar novos conhecimentos, criar alternativas. E este momento de fomentação, troca de experiências e de conhecimento através das oficinas, palestras, capacitações, foi muito salutar”, concluiu. Entre as ações houve palestras e oficinas da EMATER, SENAC, SEBRAE, Instituto Estrada Real e Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_03
Feira de Doações de Livros.
Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_05
Gincana Ambiental.
Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_08
Oficina no parque florestal.
Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_06
Oficina no parque florestal.

Cultura e conhecimento também tiveram espaço em eventos como o relançamento do livro “Lafayette Rodrigues Pereira – Um ilustre Queluzense”, plantio de mudas, oficina filatélica e gincana ambiental.

Gastronomia

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_09
Prato do Sobrado e Cia.

Um dos atrativos da Semana do Desenvolvimento Econômico,o “Lafaiete Sabores – Festival Gastronômico de Bares” também movimentou a cidade. Bares e restaurantes do município participaram do evento e criaram pratos que homenageavam Lafaiete, através de nomes de personalidades históricas, bairros e monumentos. 

Semana-do-Desenvolvimento-Economico-e-Sustentavel_07
Lafaiete Sabores.

Participaram do Circuito Gastronômico: Arnesto Butequim Cultural, Bar do Pablo, Botequim 22, Sobrado e Cia, Espetacular Espeteria Gourmet, King Grill, Marlene’s Spaghetto, Restaurante Mirante, Sallum Bar e Restaurante, Via 800, Villas Gourmet e Whiskritório Café Bar.

O resultado do festival será divulgado no dia 30 de setembro, às 19h, em evento no Mercado do Produtor.

A II Semana do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Conselheiro Lafaiete teve  os seguintes parceiros: SEBRAE, SENAC, COMTUR, ADECOL, Circuito Villas e Fazendas, Instituto Estrada Real, ARPA, Polícia Militar Ambiental de MG, ROTARACT CLUB, SINDCOMÉRCIO, CDL – CL, ACIAS, EMATER, Movimento das Águas, Grupo Lesma, JUCEMG E Corpo de Bombeiros. “São parceiros que se preocupam com o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, diversificação da economia local e melhora da qualidade de vida do cidadão lafaietense. Pessoas que demonstram na prática que curtem Lafaiete”, conclui Alessandro Dalla Vedova, numa alusão à campanha de estímulo à cidadania e autoestima “Eu Curto Lafaiete”.