Semed e 8ª SRE firmam parceria para implantação do Programa de Intervenção Pedagógica

965
0

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Conselheiro Lafaiete em parceria com a 8ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) abriu oficialmente na última sexta-feira 12/04 a implantação do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica/ Alfabetização no Tempo Certo (PIP/ATC) nas escolas da rede municipal de ensino.
lancamento_do_PIP
O PIP visa estabelecer um acompanhamento dos alunos da educação básica detectando as dificuldades no processo de aprendizado durante o ano e a implementação de ações possibilitando a extinção das deficiências.

O prefeito de Lafaiete Dr. Ivar destacou a importância do programa e classificou a implantação do PIP como um investimento na qualidade da educação básica do município por parte do Governo do Estado. “A educação é chave que abre qualquer porta. Melhorar a qualidade de vida é a nossa meta”, frisou o prefeito que agradeceu a SRE pela parceria junto à Semed.

De acordo com o coordenador do Departamento de Ação Pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, o PIP será inserido no 3º ano das escolas da rede municipal tendo como meta alfabetizar o aluno.  Segundo ele, os professores receberão capacitação com acesso a metodologia do PIP. A Semed vai disponibilizar todo o material didático como xerox, apostilas, além de ceder espaço para reuniões. Dentro do processo serão identificadas as dificuldades dos alunos para que sejam implementadas ações visando a melhoria no aprendizado.

“Queremos que toda criança do 3º ano tenham condições de saber ler e escrever corretamente”, frisou Luciano.

A diretora da 8ª Superintendência Regional de Ensino, Heloísa Gontijo afirmou que o PIP será implantado em 18 municípios da região. Segundo ela o programa vem para intervir na aprendizagem do aluno nos anos iniciais. A SRE disponibilizará uma equipe que atuará em conjunto com a Semed dentro das escolas trabalhando com diretores, especialistas e professores. Ainda segundo a diretora nas escolas estaduais onde o programa foi implantado em 2006 os resultados foram positivos. 

O evento realizado no auditório da Semed contou com a presença do prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; do coordenador do Departamento de Ação Pedagógica, Luciano Rodrigues dos Anjos e da diretora da 8ª Superintendência Regional de Ensino, Heloísa Gontijo, além de diretores das escolas municipais e de analistas educacionais. O secretário municipal de Educação, Darci Tavares que se recupera de uma cirurgia teve a sua ausência justificada.