Setor de saúde realiza Dia “D” de combate ao Aedes Aegpyti

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria de Saúde pelo Departamento de Vigilância em Saúde e setor de combate às endemias realizou no último sábado, 10/11, o Dia “D” de combate ao Aedes Aegpyti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. O evento faz parte do programa de ações preventivas do setor de combate às endemias. O objetivo é promover um alerta à população sobre a importância da prevenção, sobretudo, no período que antecede o verão, estação mais propícia à proliferação do mosquito devido ao calor e incidência de chuvas.
O evento contou com a presença de diversos parceiros que ofereceram informações e serviços no evento como a Faculdade de Direito, Unipac, Pharmativa, Movimento das Águas, Projeto de horta suspensa Plante não compre, Harmonia Atelier Botânico, Escola Municipal Professora Nilce Moreira e Escola Municipal Alfredo Laporte. Contou com a participação da atriz Thalita Nascimento e, ainda, diversas atrações culturais e educativas como a apresentação do teatro da Escola Alfredo Laporte que abordou a importância dos cuidados e prevenção. Sobre a água foram apresentadas duas peças, “O desabafo da água” – autoria de Val de Paula e interpretação de Milena Beato e o monólogo “Elementos da Natureza” com o ator Carlão Souza; a Cia Xadrez Dance também se apresentou e o evento foi encerrado com a apresentação do Coral da Apac Masculina.
Na ocasião foram entregues os certificados de reconhecimento às agentes que conquistaram o título de Agente Padrão do ano de 2018. As agentes Dalva Aparecida de Araújo Ferreira e Nilce Helena Ferreira de Melo receberam os certificados pelas mãos da Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Tatiane Lana e o Coordenador do Setor de Combate às Endemias José Elias de Souza.
A Secretaria de Saúde por meio do setor de combate às endemias destaca que tem realizado inúmeras ações de combate ao mosquito e prevenção às doenças. Mas, orienta que somente com a mobilização de todos e participação efetiva da população o resultado será positivo. Portanto, vale lembrar que cada um deve cuidar de seu espaço evitando manter em espaço aberto materiais que possam acumular água e tornar-se um criadouro para o mosquito Aedes Aegpyti, evitando desta forma a proliferação do mosquito e prevenindo a ocorrência das doenças.