Tradição, fé, cultura e arte marcaram final de semana

Tradição, fé, cultura e arte marcaram o último final de semana com a realização do 40º Festival de Congado e com o início do XIX Festival de Artes Cênicas – FACE.
40º Festival de Congado
As comemorações começaram no sábado, 13/07, com a abertura do Memorial do Congado no Solar do Barão de Suaçui. Um espaço dedicado à preservação de uma das tradições culturais e religiosas mais importantes de nossa história. O memorial expõe trajes típicos, instrumentos, fotos e andores com os santos de devoção, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando-se da proteção que esses santos deram aos escravos negros. O congado é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidade cristã.
Na manhã de domingo, 14/07, as bandas de congado foram recepcionadas na Praça Tiradentes e seguiram em cortejo sentido à Prefeitura aonde houve a abertura oficial do evento com a hasteamento dos pavilhões da Brasil, Minas Gerais e Conselheiro Lafaiete.
Em seu pronunciamento o Prefeito Mário Marcus saudou a todos ressaltando a alegria em receber os reis, rainhas capitães e demais integrantes das bandas de congado. Falou sobre a dificuldade do município em realizar todas as atividades que gostaria em função da falta de repasse de recursos pelo governo do estado, mas afirmou que o festival de congado jamais poderia deixar de ser realizado. E ressaltou que nesta gestão fará tudo para manter viva esta tradição, pois já faz parte da história de Conselheiro Lafaiete. “O povo de Conselheiro Lafaiete recebe com carinho todas as bandas da cidade e todos os visitantes. Com certeza teremos hoje uma grande festa e estaremos juntos durante todo o dia comemorando este momento tão importante para nossa cidade. Que Nossa Senhora do Rosário abençoe a todos lafaietenses e a todos os visitantes e que tenhamos um dia de muita alegria em nossa cidade”, finalizou.
As bandas se apresentaram durante todo o domingo e o evento encerrou-se com a Celebração Eucarística na Capela de Santo Antônio presidida pelo Padre José Luiz.
XIX FACE
O XIX Festival de Artes Cênicas – FACE já movimentou a cidade no final de semana. A programação teve inicio na sexta-feira, 11/07, com a realização do ritual de abertura e noite de diálogos no Teatro Municipal.
Já foram apresentados durante o sábado e domingo doze espetáculos em diversos espaços, nas categorias infantil e adulto. O festival segue até o dia 21/07 com extensa programação.
Confira e participe!