Turismo regional é discutido durante fórum em Conselheiro Lafaiete

Desenvolver ações que visam o fomento do turismo da região do Alto Paraopeba é meta dos participantes do 2º Fórum Regional de Turismo realizado no último dia 27/09, em Conselheiro Lafaiete. O assunto foi abordado durante encontro que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença de empresários, representantes de entidades e de agências de turismo, além de autoridades como o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, André Luiz Baeta Neves.

O prefeito Dr. Ivar fez a abertura do evento e ressaltou o potencial turístico da região como importante instrumento para a geração de emprego e renda. “Nossa região tem condições de ser transformar num dos locais mais importantes para se praticar o turismo no país. Se não sonharmos com isso, não podemos imaginar tal possibilidade”, frisou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento para a elaboração das metas a serem implementadas. Segundo ele, Lafaiete e região tem um potencial turístico que deve ser explorado visando a geração de emprego e renda para os municípios.

Para o palestrante, André Luiz Carvalho, assessor técnico do Senac, a região do Alto Paraopeba possui inúmeras opções e tipos de turismo que precisa ser trabalhada para atrair a atenção dos visitantes. “O visitante deve ser visto como cliente e não mais como turista. Nós podemos proporcionar aos clientes algo que vai marcar a sua vida. É isso que os visitantes buscam ao visitar um determinado local”, frisou.

Já a palestrante, Fátima Trópia, analista técnica do Sebrae ressaltou a importância de se desenvolver na região produtos turísticos e culturais. Segundo ela o turismo deve ser visto como uma forma de empreendedorismo com a realização de ações visando o fomento da atividade.

Também estiveram presentes o diretor da Escola Técnica do Senac, Marco Túlio Geraldo Pereira Mateus; o representante do Sebrae no município, Aristides Araújo, a representante da Adecol, Mariana Bellavinha, o assessor do deputado estadual Glaycon Franco, Douglas de Carvalho Henriques e a gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carine Amaral.

O 2º Fórum Regional de Turismo foi realizado pela prefeitura municipal de Conselheiro Lafaiete por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Conselho Municipal de Turismo , SEBRAE, ADECOL (Agência de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete), AMALPA (Associação dos Municípios da Região do Alto Paraopeba), Circuito Villas e Fazendas de Minas e Senac.