Vereadores visitam Mercado do Produtor

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_01
Vereadores e secretário.

Aceitando convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico feito à todos os vereadores, seis deles visitaram na manhã desta terça-feira 31/03 o Mercado dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, que passa por uma grande obra de revitalização.

Pedro Américo e Carlos Magno (PT), José Ricardo Sírio (PMN), João Paulo Fernandes Resende (PSB), Tarciano Franco (PRTB) e Gildo Dutra (PV) foram recepcionados pelo Secretário Alessandro Dalla Vedova e pelo gerente de Agropecuária, Tarciso Policarpo.

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_02
Vereadores visitam Mercado do Produtor.

O grupo percorreu todo o mercado e ouviu as explicações feitas pelo secretário. Alguns detalhes foram atentamente observados pelo grupo, que saiu do local com uma boa impressão e satisfeito com o andamento do trabalho.

O vereador presidente, João Paulo Resende, disse que saiu com a melhor impressão possível e se disse ansioso para ver o final dos trabalhos e sua inauguração. ”A gente vê que está ficando uma obra muito boa, e sem um centavo público. Não dá nem para comparar com o que era. A gente não vê isso em qualquer cidade. Temos que cumprimentar o prefeito Ivar pela visão que ele teve”, afirmou.

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_06
Vereadores fizeram vistoria minuciosa.

Outro vereador presente, Carlos Magno, reconheceu que o trabalho final vai ficar muito bom. “As pessoas que frequentam aqui nos finais de semana ficarão bem atendidas. Os feirantes também. O local ficou muito bonito e os produtores terão que se adequar para atender mais público”, disse, acreditando que a nova fase do mercado irá atrair mais frequentadores, e consequentemente clientes para os feirantes.

Gildo Dutra também saiu satisfeito da visita, que surgiu a partir de requerimento da Câmara com informações sobre a obra. “Espetacular. É o que chamamos de política de resultados. Algumas coisas precisam ser melhoradas, mas precisamos destacar que tudo está sendo feito sem gastar dinheiro público, de maneira inteligente, com carinho e riqueza de detalhes, e o que tiver que ainda ser melhorado, já tem pessoas pensando nisso”. O vereador ainda falou sobre o espaço cultural que Lafaiete ganha com o novo mercado do produtor, que deverá ser usado para apresentações de artistas da cidade. Gildo Dutra, porém, destacou a necessidade de preservação do local por aqueles que inclusive trabalham lá.

Tarciano Franco disse que valeu a pena o requerimento solicitando informações e reconheceu que a obra avançou nos últimos 30 dias. “Espero que dentro de uns três meses a obra seja concluída. A prefeitura não gastou dinheiro e está de parabéns com a parceria feita. Quem ganha com isso é a população de Lafaiete”, declarou Tarciano, que também defendo o mercado como espaço para atividades culturais e artísticas.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico disse que cumpriu o dever de apresentar aos vereadores a verdade dos fatos sobre a revitalização do mercado do produtor. “Estaremos concluindo nos próximos dias a primeira fase que compreende toda a área dos feirantes e dando sequência à revitalização da praça de alimentação. Quando trabalhadores não foram vistos no local, é porque estavam montando os painéis em outro espaço, por causa dos tamanhos das peças”, esclareceu Alessandro Dalla Vedova.

O mercado

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_07
Mercado do Produtor – Placa.

Inaugurado em 2002, o mercado nunca havia sofrido nenhuma intervenção. No início do Governo de Dr. Ivar o local estava em condições precárias com portas que não funcionavam, rede de esgoto entupido, estacionamento no interior da feira, problemas de e muito sujo.

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_05
Mercado do Produtor – Visão interna.

Cumprindo a legislação foi aberta licitação, para interessados em participar da reforma do mercado, incluindo a praça de alimentação. Findado o processo licitatório, a empresa vencedora passou a ter o direito de explorar a praça de alimentação após a reforma geral pela qual passa o mercado do produtor, sem investimento financeiro da prefeitura.

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_03
Mercado do Produtor – Área interna.

Antes mesmo do processo licitatório, ainda no ano de 2013, a prefeitura realizou intervenções significativas na ala de feirantes, atendendo solicitação dos próprios profissionais que lá trabalham. As atitudes tomadas, como retirada dos veículos, reposição de lâmpadas, correção nos vazamentos e a contratação de uma servidora para cuidar da limpeza trouxeram resultados rápidos e um aumento do número de frequentadores.

Visita-Vereadores_Mercado-dos-Produtores-Rurais_Lafaiete_04
Mercado do Produtor – Visão da área dos feirantes.

É objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tornar o mercado referência em atendimento ao produtor e consumidor, e também uma área de lazer e cultura.