O município de Conselheiro Lafaiete continua mantendo baixo o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. É o que aponta o resultado do último LIRA (Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti) realizado na cidade entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2015 e divulgado nesta segunda-feira, 19/01.

De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, José Elias de Souza, o LIRA apontou um índice de 0,2, número considerado baixo pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitável o índice de 1%. O coordenador informou ainda que focos positivos foram encontrados nos bairros Santa Terezinha, Siderúrgico, Campo Alegre e Rosário, porém os locais já receberam o tratamento adequado com o objetivo de eliminar as larvas encontradas.
José Elias explicou que o trabalho realizado pelos agentes de endemias e a colaboração da comunidade vem contribuindo para que o índice continue baixo no município. Porém, o coordenador destaca que a falta de chuva neste período é um alerta para a população não se descuidar e continuar seguindo os métodos de combate a Dengue.
Esquistossomose
A equipe de endemias também trabalha no combate a Esquistossomose no município, segundo informou José Elias de Souza. Ele pede a colaboração da população para que autorize a entrada dos agentes nas residências, tendo em vista que a Esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica.
A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A maioria de seus ovos fica presa nos tecidos e reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde.
Contato
O setor de endemias funciona nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde, à rua Rodrigues Maia, 490, bairro Angélica. Mais informações no disque Dengue 3769-2555 de 7h às 17h.