A Secretaria Municipal de Obras de Conselheiro Lafaiete intensificou nas últimas semanas a operação tapa-buracos na cidade com uma novidade: a utilização de um novo tipo de produto, o asfalto a frio ensacado, que está sendo aplicado nas vias com buracos de pequeno porte.
O secretário municipal de Obras, Túlio Dutra, explicou que o produto dá mais agilidade ao trabalho da equipe de pavimentação. Segundo Dutra, o asfalto ensacado causa menos sujeira nas ruas e dispensa a aplicação de emulsão asfáltica e a utilização do rolo para a compactação, que é feita com o próprio fluxo do trânsito nas vias sem causar danos nos veículos.
O secretário disse ainda que por meio de licitação a prefeitura adquiriu um lote de 500 sacos deste tipo asfalto que será utilizado em vias que apresentam buracos pequenos e com maior fluxo de veículos. Nas ruas onde existem buracos maiores a Secretaria de Obras continuará utilizando o asfalto que é produzido na usina do município.
O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria de Obras, Gilson José de Oliveira, aprovou a utilização do asfalto ensacado e afirmou que a operação “tapa-buraco” ganhará agilidade sem impactar o trânsito nas vias públicas. O diretor ressaltou que a programação para a realização da operação “tapa-buraco” é feita de acordo com as ruas que apresentam maior necessidade de manutenção e com maior fluxo de veículos.
Nesta semana a equipe de pavimentação da secretaria realizou a operação “tapa-buraco”, nas ruas: Ângelo Marzano e Antônio Aureliano, no bairro Cachoeira; avenida Monsenhor Moreira e ruas Luiz Leite, Dr. Campolina, Wenceslau Brás, Comendador Nemézio, Doutor Moreira e avenida Furtado, no bairro São Sebastião. No centro da cidade também receberam o serviço as ruas: Homero Seabra, Deputado Antônio Franco Ribeiro e José Nicolau de Queirós.