Prefeitura solicita novos profissionais do programa Mais Médicos

660

SaudeO Ministério da Saúde abriu inscrições para a nova fase do programa “Mais Médicos”. Ao todo, até 1.500 cidades podem participar desta nova etapa. O secretário adjunto de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Roberto Santana, afirmou que o município solicitou a liberação de 25 (vinte e cinco) médicos ao Ministério da Saúde. Porém, a designação dos profissionais aos municípios depende dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Atualmente três profissionais do “Mais Médicos” atuam em Conselheiro Lafaiete, dentre eles a médica cubana, Francis Hernandez. Outros nove atuam pelo PROVAB (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), criado no ano passado, que está sendo incorporado ao “Mais Médicos”.

“É importante que os profissionais de Lafaiete que se cadastrarem no “Mais Médicos” ou no Provab coloquem o município como primeira opção de trabalho. Isso ajuda muito no encaminhamento do Ministério da Saúde pra cá. Quem determina a quantidade de médicos que virão para o município é o Ministério da Saúde”, explicou Santana.

O secretário ressaltou ainda que caso o Ministério de Saúde disponibilize novos médicos para Lafaiete eles serão destinados para a ampliação da cobertura no atendimento à população das localidades rurais, assim como ocorre em Buarque de Macedo, atendido pela Dra. Francis. Outra prioridade é reforçar o número de profissionais nos PSF’s, nos bairros com maior número de moradores.